Segundo o documento, existe uma melhora sensível no mês a mês, uma tendência de aumento nos números
O mercado de seguros (ramos elementares e vida) cresceu 4,96% no primeiro trimestre deste ano, quando comparado ao mesmo período do ano anterior. É o que releva o relatório da BI.nsurance – empresa especializada em inteligência de mercado e soluções analíticas para a indústria de seguros.
Segundo o documento, existe uma melhora sensível no mês a mês, uma tendência de aumento nos números. Porém, houve também um crescimento na sinistralidade e nas despesas de comercialização, em relação ao ano anterior.
“Analisando todos esses indicadores – prêmio ganho, sinistralidade e despesas comerciais – podemos concluir que o mercado teve uma melhora na margem operacional (sem DA e DO das empresas) de 0,66% frente ao período anterior”, avalia Luís Henrique Forster, CEO da empresa no Brasil.
Para o executivo, por menor que seja o percentual, o que importa é que o número melhorou e isso traz mais um motivo para a indústria sentir que tudo está caminhando para um crescimento bruto e operacional. “Apesar da inflação ainda preocupar, as taxas de investimento melhoraram, o que contribuiu para um quadro de equilíbrio”.
Forster lembrou ainda que algumas áreas apresentaram performances muito abaixo do esperado e outras bem acima, o que deve continuar por mais algum tempo, até que o mercado se adeque totalmente a essa nova dinâmica. “Claro que a realidade de cada seguradora é distinta devido a despesas internas, mas, como um todo, já tivemos uma pequena melhora”, garantiu.