Grupo SURA evidência recuperação das empresas do portfólio

Grupo SURA evidência recuperação das empresas do portfólio

O Grupo SURA reportou seus resultados financeiros para o primeiro trimestre de 2021, período em que se evidenciou o compromisso dos investimentos da Suramericana (Seguros SURA) e SURA Asset Management (SURA AM) por acompanhar os latino-americanos na conjuntura derivada da pandemia e contribuir para a reativação econômica da região.

Nesse sentido, se destacam iniciativas como a de AFP Integra, filial da SURA AM no Peru, que criou o Fundo Solidário, financiado com 1% da receita da Companhia, para fornecer a cobertura de seguro de invalidez ou sobrevivência aos afiliados que não contam com ela. E a filial da Suramericana na Colômbia, que vacinou mais de 400 mil afiliados da EPS SURA contra o coronavírus, através de 91 centros de vacinação, com capacidade total para aplicar cerca de 25 mil doses por dia, de acordo com a disponibilidade de biológicos.

Nos resultados consolidados, se destaca o crescimento da receita de 13.7% frente ao primeiro trimestre de 2020, enquanto as despesas operacionais aumentaram a um ritmo mais lento de 6.3%, explicado pela dinâmica comercial positiva dos negócios de ambas as filiais, apesar dos desafios em diferentes países na questão da vacinação, novos picos da pandemia e seus efeitos nas economias e nos mercados de trabalho.

“Os resultados do primeiro trimestre são melhores do que o esperado, e vem do nosso compromisso com a vida, em contribuir com a recuperação econômica da região e, claro, para acompanhar os esforços públicos e privados para mitigar o impacto da pandemia. Os investimentos do Grupo SURA mostram uma recuperação geral desde a dinâmica comercial das filiais aos melhores resultados das companhias associadas, que demonstram a relevância para as pessoas e as empresas do portfólio”, comenta Gonzalo Pérez, Presidente do Grupo SURA.

Gestões relevantes no primeiro trimestre

Na Suramericana, as companhias destinarammais de USD 534.9 milhões em iniciativas associadas à gestão da pandemia, desde seu início até o último mês de março. Na Colômbia, os esforços para salvar vidas se destacam com uma taxa de letalidade por COVID-19 entre afiliados e segurados da SURA, sendo um terço quando comparado com a média nacional (0.8% vs. 2.6%), em 10 de maio. Além disso, a Ayudas Diagnósticas SURA ampliou as capacidades de processamento de testes de COVID com um novo laboratório de biologia molecular, assim como a implementação de vacinação multiveicular para afiliados da EPS SURA.

No Chile, iniciativas avançam para incentivar hábitos de vida saudáveis; no México e El Salvador foram criados canais mais ágeis para facilitar a aquisição de soluções pelas pessoas; na Argentina, o Seguro de Vida Laboral foi lançado diante das incertezas da empregabilidade, e a solução de proteção digital que se consolida nos nove países onde a Seguros SURA está presente, entre outras iniciativas.

Na SURA Asset Management, as ações pedagógicas da AFP Integra (Peru) e AFP Capital (Chile), que promovem a importância de proteger a poupança, se destacam diante das recentes mudanças regulatórias que autorizaram retiradas parciais da poupança previdenciária, para as quais também foram disponibilizados canais ágeis e oportunos para atender as solicitações dos afiliados. Da mesma forma, a Protección (Colômbia) contribui para a reativação econômica com a formação do seu MasterClass Digital, jornadas abertas para milhares de PMEs e empreendedores que recebem formação gratuita durante três dias, ministradas por especialistas em tendências de inovação, transformação digital, marketing, sustentabilidade e talento humano.

Por sua parte, Afore SURA (México) foi pioneira em habilitar a auto transferência digital para afiliados no seu aplicativo, que ao mesmo tempo é uma ferramenta simples que impulsiona a formalização trabalhistade milhões de trabalhadores, especialmente jovens, que não se registraram no sistema previdenciário mexicano. A iniciativa permite verificar em tempo real se seus empregadores estão fazendo as respectivass contribuições de poupança para a aposentadoria e é uma oportunidade para iniciar sua poupança voluntária.

Resultados financeiros consolidados no primeiro trimestre de 2021

O crescimento dos prêmios emitidos e das receitas por comissões das filiais, a recuperação em rendimentos por investimentos próprios das administradoras de fundos de pensão, assim como o aumento no percebido por método de participação como acionistas em outras companhias, permitiram alcançar receitas operacionais de USD 1,564 milhões.

“Estes primeiros resultados consolidados de 2021 mostram sinais claros de recuperação dos investimentos no portfólio. Estamos vendo os benefícios de um portfólio de investimentos balanceado, que impulsiona o crescimento das receitas e lucros, que também é resultado dos avanços da Suramericana e SURA AM em consolidar modelos operacionais eficientes, assim como a melhora considerável nas receitas pela participação em companhias como Bancolombia, Grupo Nutresa e Grupo Argos”, explica Ricardo Jaramillo, Vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios e Finanças do Grupo SURA.

Destaca-se também que o crescimento das despesas é de 6.3%, comportamento controlado devido ao foco na eficiência e as despesas operacionais que reduziram 0.4%, apesar do aumento da sinistralidade nos segmentos de Vida e Saúde da Suramericana. Assim, o lucro operacional foi de USD 140.7 milhões, superior ao de 2020, mas, inferior ao de um ano sem pandemia como 2019. O mesmo ocorre como lucro líquido, que foi de USD 59.4 milhões. Em relação aos resultados das filiais:

SURA Asset Management registrou um crescimento da renda por comissões de 7.5%, impulsionado pela Poupança para a Aposentadoria (pensões), Investimentos SURA (poupança para pessoas) e da SURA Investment Management (gestão de ativos para clientes institucionais). Desta filial também se destaca o controle das despesas operacionais, que aumentou 0.8% frente ao primeiro trimestre de 2020. Assim, o lucro líquido fechou em USD 32.6 milhões, resultado dos lucros em todos os segmentos. Dessa forma, destaca-se que os ativos sob manejo cresceram 16.6% frente ao primeiro trimestre de 2020, alcançando USD 150,111 milhões.

Suramericana (Seguros SURA) obteve um crescimento de 7.3% em prêmios emitidos, que somaram USD 1,296 milhões, da mesma forma que manteve o controle das despesas, que aumentaram 1.6%. Não obstante, os sinistros retidos aumentaram 14.5%, principalmente pelos segmentos de Vida e Saúde, considerando um primeiro trimestre de 2020 sem efeitos materiais da pandemia, frente a um primeiro trimestre de 2021 que recebe impactos dos picos de contágio, especialmente na Colômbia. Ao final, registrou um prejuízo líquido de USD -3 milhões, em linha com o orçamento da Companhia perante o aumento da sinistralidade mencionada.

Outros fatos relevantes:

  • O Grupo SURA iniciou o processo de reaquisição de ações ordinárias e preferenciais da BVC, tornando-se o primeiro emissor a utilizar este mecanismo através dos sistemas transacionais no mercado local.
  • SURA Asset Management, mediante AFP Integra (Peru) e Protección (Colômbia), anunciou sua participação no fundo de investimento ETF U.S. Carbon Transition Readiness de BlackRock, sendo um dos poucos investidores latino-americanos vinculados. Essa alternativa de investimento terá como foco empresas que permitam a transição para uma economia de baixa emissão de carbono.
  • A Fundação SURA foi destacada pela OCDE como uma das três organizações com maior investimento social na Colômbia entre 2013 e 2018.
  • • Seguros SURA Colômbia inaugurou o maior Centro de Vacinação Multiveicular do departamento de Antioquia. Num exemplo de esforço público privado, foi possível a abertura deste espaço que terá capacidade para vacinar até 150 mil pessoas por mês, de acordo com a disponibilidade de doses.