Como não perder pontos no bônus do seguro auto

Como não perder pontos no bônus do seguro auto

Bônus do seguro auto pode conceder descontos ao renovar a apólice. Veja como fazer para que a pontuação só aumente


Muita gente que possui um seguro auto já deve ter visto na apólice a descrição do bônus do seguro auto. Entretanto, muita gente não dá importância a ele ou nem sabe o que significa.

Esse é um detalhe que os segurados deveriam prestar atenção, afinal, ele pode interferir de forma positiva no valor do seguro. Saiba mais!

O que é o bônus do seguro auto?

O bônus do seguro auto é uma pontuação que os segurados possuem de acordo com o tempo que possuem os seguros e sinistro que sofreram. Essa pontuação é vinculada ao segurado e até pode ser transferida a outra pessoa, mas existem trâmites que devem ser checados com o corretor.

O bônus do seguro auto varia de uma escala de 0 a 10, sendo 0 a menor. Quanto maior a pontuação, maior será o desconto recebido a renovar a apólice.

Esse desconto pode ser interessante sendo automaticamente aplicado pela seguradora. Além disso, mesmo que mude de prestadora de serviço, poderá manter a classe de bônus se respeitar algumas regras.

Para que possa aumentar a classificação, basta permanecer com o seguro ativo. A cada um ano se soma um ponto.
Entretanto, algumas situações podem levar a perda de pontos do bônus do seguro auto, lembrando que ele nunca ficará negativo.

Veja quais são elas.

Evitar sinistros

Cada vez que o segurado sofre um sinistro e aciona o seguro ele perde 1 ponto. Esse pode ser um sinistro parcial, quando, por exemplo, sofre uma colisão e precisa reparar o carro. Ele também se enquadra para sinistro total quando após uma batida não tem como fazer o conserto ou em situações de roubo e furto sem recuperação do veículo.

Para que entenda melhor, vamos a um exemplo. Vamos supor que o segurado tinha 6 pontos no bônus do seguro auto. Ele causou um acidente e precisou acionar o seguro para fazer o reparo.

Ainda durante a vigência da mesma apólice. Bateram no carro dele e mais uma vez foi preciso acionar o seguro.
Em cada uma das situações ele perderá um ponto, pois, acionou a seguradora mesmo quando ele não foi o responsável pelo acidente. Isso indica que quando ele for renovar a apólice terá 4 pontos e não mais os 6.

Não usar o seguro de passageiros

Mais uma vez uma das coberturas contratadas está sendo usada, o que diminui a classe de bônus do seguro auto. Se sofreu uma colisão e os passageiros se machucaram, precisará do seguro. A cada acionamento será descontado um ponto, independentemente do número de passageiros que serão beneficiados.

Evitar acionar o seguro de terceiros

Se causar um acidente e tiver que reparar o carro dos outros, pode não precisar mexer no bolso. Com o seguro de terceiros a seguradora arca com os custos, mas desconta um ponto do bônus a cada acionamento. Mais uma vez, a regra é válida por acionamento e não pelo número de pessoas que serão beneficiadas pelo seguro.

Renovar o seguro rapidamente

As apólices normalmente possuem vigência de 12 meses. Ao final do período, se desejar continuar com o seguro ela pode ser renovada ou feita com outra seguradora.

Se demorar para fazer a renovação, vai perdendo o bônus do seguro auto de acordo com o tempo.

  • De 2 a 4 meses – se demorar esse tempo a pontuação diminuirá em 1 ponto
  • De 4 a 6 meses – nesse caso a perda é uma pouco maior, 2 pontos
  • Mais de 6 meses – não importa quantos pontos tinha, se demorar mais de um semestre para renovar o seguro, será entendido como uma nova aquisição, assim a pontuação voltará a zero.

Um ponto importante é não fazer a renovação antes do prazo, se isso acontecer, a classe de bônus não subirá. Além disso, a contar do vencimento as seguradoras costumam dar uns dias para que a renovação seja feita, esse período pode chegar a um mês.

Alterar o tipo de seguro

Essa é uma situação em que não existe uma regra clara, cada seguradora pode fazer de uma forma. Quando existe mudança para um seguro mais completo, ela não se aplica. Já quando existe uma redução, com mudança no tipo de seguro, pode haver perda do bônus.
Por exemplo, a pessoa tinha um seguro auto completo e optou por mudar para um que oferece apenas proteção contra roubo e furto. A seguradora fará uma análise e pode diminuir os pontos conforme critérios internos.

A regra para não perder bônus do seguro auto e evitar acionar as coberturas contratadas ou usar o menor número de vezes possíveis. Uma boa notícia é que usar os serviços de assistência 24 horas, não interferem na pontuação.

Fonte: Jeniffer Elaina, do SeguroAuto.org.