Mercado de seguros ganha plataforma de distribuição de recursos

Mercado de seguros ganha plataforma de distribuição de recursos

Com investimento de R$ 5 milhões na nova plataforma, OneBroker democratiza proteção com novo modelo de negócio

Criada com o propósito de melhorar o acesso à proteção e, consequentemente, a vida das pessoas e empresas, em um país que ainda consome pouco em seguros – apenas 22% da população tem plano de saúde; 10% possui previdência privada e somente 8% seguro de vida, por exemplo – OneBroker chega ao mercado com um novo modelo de negócio composto por diferenciais como: amplo marketplace de seguros e serviços de assistência 24 horas de A a Z; plano de assinatura opcional chamado OneBroker Premium, que concede benefícios e vantagens exclusivas aos assinantes; cashback exponencial, que promete revolucionar o setor.

O principal diferencial da OneBroker, a “Corretora do Bem”, startup fundada por Roberto Westin e César Rossi, vem de um modelo de geração e distribuição de renda. Isso porque uma parte substancial das comissões sobre produtos e serviços é repassada para o próprio cliente, no modelo de cashback exponencial – ou seja, sobre o próprio consumo, o dos amigos e o dos amigos deles também – por meio de uma ferramenta chamada Guarda-Chuva de Amigos, empoderando e monetizando os clientes e parceiros de forma inédita no mundo.

Esse processo gera um saldo em One$, moeda virtual que pode ser usada para contratar diversos tipos de seguros, serviços de instalação, manutenção e conserto, planos de assistência 24 horas, planos de saúde e até mesmo planos de previdência privada, transformando em dinheiro quando e se o cliente quiser.

“Para algumas categorias, os clientes podem transformar automaticamente One$ em reais através da opção OneCash, como é o caso de grupos de afinidade, embaixadores OneBroker, agentes autônomos de investimentos, corretores de seguros, corretores de imóveis e contadores”, detalha Roberto Westin, CEO da OneBroker.

Para facilitar o efeito do marketing viral, a OneBroker criou uma funcionalidade chamada “Amigo Oculto”, a qual permite a liberdade de escolha para que os clientes possam indicar pessoas e empresas com ou sem as suas identificações, além da plataforma migrar todos os contatos de Facebook e Google dos clientes, não sendo necessário nem mesmo eles digitarem os e-mails daqueles contatos que querem indicar. “Fizemos de tudo para atender aos mais diferentes perfis de clientes e parceiros, de forma a facilitar em todos os quesitos o processo de indicação de novos clientes, proporcionando o mínimo esforço e máximo retorno para eles.” enfatiza Roberto Westin.

“Na verdade, é um programa de captação e fidelização de baixo custo, baseado no repasse de uma margem de receita aos clientes, que será obtida com o consumo dos próprios clientes ou daqueles por eles indicados”, destaca Roberto Westin, que idealizou o projeto ao se deparar pessoalmente com enormes dificuldades no acesso à “proteção”, através das inúmeras negativas na autorização do plano de saúde para as intervenções indicadas durante o tratamento de um linfoma. “Pensei o seguinte na época: ‘se para mim, que tenho um plano de saúde, que eu achava que era bom, estou passando por tudo isso para conseguir me manter vivo, imagina quem nem tem plano de saúde e nem seguro de vida? Alguém tem que fazer algo para esta população toda conseguir ter acesso à proteção, o que faz toda a diferença nas chances de sobrevivência de pessoas e empresas em inúmeras situações.'”, lembra ele.

A empresa tem a projeção de angariar, após um ano de operação, um total de 1 milhão de clientes no plano OneBroker Premium. Para isso, contam com o marketing de rede viral, a propaganda boca a boca e parcerias com grupos de afinidade, como é o caso da Eletromidia, por exemplo, embaixadores OneBroker (artistas, atletas, apresentadores, etc., que se identifiquem e sejam identificados com os propósitos da empresa), agentes autônomos de investimentos, corretores de seguros, corretores de imóveis e contadores, que permitem aturarem com baixo custo na aquisição de clientes e parceiros, já que não é exigido nenhum investimento fixo nem desembolso de caixa inicial. Os modelos de distribuição da plataforma também são flexíveis. Atuam tanto no formato B2C, visando viabilizar ao cliente pessoa física o consumo de seguros e serviços a custo zero ou migração dos One$ para um plano de previdência privada visando ele se aposentar antes e melhor, como no B2B2C, gerando uma nova, significativa e recorrente fonte de receita para os parceiros, e B2B, este último nos moldes voltados, principalmente, ao modelo de “Worksite Marketing”, no caso das empresas maiores, com comunicação e oferta através dos Deptos. de Recursos Humanos, incluindo seus funcionários como os “amigos” das empresas e proporcionando a elas a real possibilidade de terem grandes descontos ou mesmo custo zero na aquisição dos próprios seguros e/ou benefícios aos funcionários, dentre eles o plano de saúde e seguro de vida, por exemplo, que representam uma despesa mensal tão expressiva para as empresas.

 

Alto impacto e responsabilidade social

Antes mesmo de iniciar suas operações, a OneBroker tornou-se Empresa Investidora do GRAACC e potencializou a iniciativa com o OneDay – comemorado em 8 de abril, Dia Mundial do Combate ao Câncer­ – em que toda remuneração da OneBroker é destinada ao programa de ação e responsabilidade social chamado Guarda-Chuva do Bem.

Em seus primeiros 50 dias de operação, a startup recebeu a certificação de Sistema B do movimento global, que reconhece empresas que tem em seu DNA a geração de impactos positivos para a sociedade e meio ambiente, sendo classificada globalmente dentre as melhores empresas PARA o mundo e não apenas as melhores DO mundo, e já angariou mais de 25 mil clientes. O investimento inicial para a plataforma foi de R$ 5 milhões.

ESG

A OneBroker é uma startup de alto impacto e triplo propósito, representado na logomarca da empresa com os 3 guarda-chuvas, um dentro do outro: Social, revolucionando o acesso à proteção para melhorar a vida de pessoas e empresas e atuando diretamente em ações humanitárias, com foco no combate ao câncer; Ambiental, gerando impactos positivos relevantes na sociedade e na preservação do meio ambiente, através de soluções de descartes ecologicamente corretos e sustentáveis de eletroeletrônicos de qualquer porte, móveis, colchões, dentre muitos outros itens elegíveis; e Financeiro, gerando altos retornos financeiros, através do ganho de escala e divisão de receitas com os clientes e parceiros. A empresa já nasce adotando, intrínseca e genuinamente, as melhores práticas de “ESG”, como premissa básica do seu modelo de negócio, desde a sua origem.

‘Resolve tudo’

Ao acessar pela primeira vez a plataforma, os clientes devem optar pelo plano que desejam ter entre o OneBroker Free, sem custo nenhum sempre, e o OneBroker Premium, muito semelhante à experiência do usuário no Spotify, por exemplo.

Logo no portfólio de entrada, através do plano OneBroker Premium, a plataforma, de modo inédito, oferece com o primeiro mês grátis, além de cashback exponencial em dobro em relação ao plano OneBroker Free, as melhores e mais diversas assistências para resolver os imprevistos do dia a dia, chamada de Multiassistência “Resolve Tudo”

Contempla diversos serviços, como Auto & Moto (guincho, socorro mecânico, troca de pneus, etc.), Casa & Empresa (encanador, eletricista, chaveiro, etc.), Proteção Digital McAfee Multidispositivo (para até 3 dispositivos: smartphones, notebooks, tablets, etc.), Help Desk Informática & Telefonia Móvel (serviços de instalações e configurações), Saúde (desconto de até 70% em farmácias e telemedicina com Dr. One), Descarte Ecológico & Descarte Amigo (destinação final e correta de eletroeletrônicos de qualquer porte, móveis, colchões, etc.), Funeral (no valor de até R$ 6 mil) e Eletroeletrônicos (conserto de linha branca e linha marrom, excluindo custo com peças).

“Além disso, os clientes concorrem mensalmente a R$ 50 mil, também de forma gratuita no primeiro mês, pela Loteria Federal, garantindo para a maioria da população, que não possui nenhum tipo de seguro, diversas formas de proteção e serviços de urgência e emergência para inúmeras situações da vida”, enfatizou. A partir do segundo mês, caso o cliente opte por continuar sendo assinante, o custo do plano OneBroker Premium é de apenas R$ 14,99 por mês.