Novo vídeo da série Ponto de Vista analisa as mudanças no seguro auto

Novo vídeo da série Ponto de Vista analisa as mudanças no seguro auto

Especialista José Carlos de Oliveira comenta os impactos da proposta da Susep para corretores de seguros e consumidores

O seguro de automóvel está prestes a passar por mudanças. Depois de submeter a sua proposta a consulta pública, a Susep agora se prepara para publicar a circular com as alterações no ramo. Quais as principais mudanças e os seus impactos para os corretores de seguros e consumidores?

Para responder a essa pergunta, a Associação Paulista dos Técnicos de Seguro (APTS) convidou o seu ex-diretor, o especialista em seguro de automóvel José Carlos de Oliveira, profissional com 42 anos de carreira na área técnica de seguradoras. O resultado dessa análise pode ser conferido no vídeo de curta duração produzido especialmente para a seção Ponto de Vista, publicado no canal da APTS.

No vídeo, José Carlos destaca três principais pontos da proposta: a utilização de peças usadas; a contratação de seguro, independentemente do veículo do condutor; e a as consequências da indenização com base na data do sinistro. Em relação a esta última, ele avalia que poderão ocorrer distorções no valor da indenização.

“No caso de um sinistro avisado, por exemplo, a partir do dia 20, muito provavelmente a indenização será realizada no mês seguinte. Então, se a tabela Fipe variar para cima, o segurado poderá receber um valor insuficiente para comprar um veículo semelhante ao que tinha. Mas, se a tabela variar para baixo, o segurado poderá ter lucro”, diz.

Assista ao vídeo completo aqui.