Como seguro de cartão de crédito pode ajudar contra golpes virtuais?

Como seguro de cartão de crédito pode ajudar contra golpes virtuais?

Golpes com cartão de crédito aumentaram consideravelmente durante pandemia

De acordo com pesquisa realizada pela TransUnion, os golpes virtuais envolvendo cartões de crédito e compras online são o principal tipo de cibercrime do mundo – no Brasil, representam 26% de todas as denúncias do gênero. Como consequência do isolamento social, imposto pela pandemia do Covid-19, as compras online aumentaram em 68% ao longo de 2020, o que também colaborou com mais crimes virtuais voltados para a clonagem de cartões.

Mesmo utilizando cartões virtuais, que reduzem parcialmente os riscos de clonagem, o número de golpes ainda é grande e continua aumentando. Entre 2018 e 2019, nove milhões de brasileiros foram vítimas de crimes virtuais em apenas um ano; então, mesmo antes da pandemia, esse número já era alarmante. Por ser um crime difícil de controlar, algumas empresas, seguradoras e bancos lançaram alternativas visando oferecer mais segurança às pessoas que utilizam cartão de crédito com frequência.

Segundo informações da pesquisa “O mapa da fraude no Brasil”, realizada pelo Serasa, 90% dos brasileiros não mudam senhas dos cartões, e somente 41% recebem notificações em tempo real após cada transação com o cartão, o que indica que nem todos os usuários desse tipo de meio de pagamento estão cientes de todas as etapas possíveis para garantir a segurança nas transações.

Como o seguro de cartão de crédito pode ajudar

O chamado seguro de cartão de crédito é um serviço que funciona como qualquer outro tipo de seguro, cujo principal objetivo é proteger o cliente em casos de roubos ou fraudes. Com uma mensalidade fixa (geralmente, na fatura do próprio cartão), o cliente pode entrar em contato com a seguradora assim que perceber alguma atividade suspeita para relatar o crime e recuperar o dinheiro roubado.

O procedimento varia para cada seguradora, mas tudo costuma ser rápido e simples o bastante. Tudo que o cliente precisa fazer é provar que seu cartão foi, de fato, roubado ou usado por outra pessoa, geralmente usando um Boletim de Ocorrência como comprovante. A vantagem é que esse costuma ser um serviço muito barato, com mensalidade que varia entre R$ 3 e R$ 20, sendo um dos seguros mais em conta do mercado.

Como todo seguro, o preço varia de acordo com a cobertura, então os planos incluem uma variedade de situações que podem comprometer seu cartão de crédito. Dentre elas estão fraudes, furtos e perdas, roubo após saque, saques e compras sob coação, compra protegida, roubo de bolsa ou carteira, morte ou invalidez por crime, assistências gerais e até mesmo desemprego.

Para quem tem o costume de fazer muitas compras online ou simplesmente tem uma rotina muito agitada, com uma profissão em que é necessário viajar com frequência, por exemplo, contratar um seguro de cartão de crédito é a melhor alternativa para se proteger contra crimes virtuais e não levar prejuízo.