Evento debaterá os desafios para um novo modelo de Saúde Suplementar

Evento debaterá os desafios para um novo modelo de Saúde Suplementar

Entidades participam do evento no dia 22 de setembro, de 9h30 as 16h30, com transmissão pelo canal da SindhRio


Os desafios do sistema de Saúde Suplementar no Brasil e a necessidade de aprimoramento do setor será a tônica do webinar “Saúde Suplementar e Desenvolvimento” que será realizado no próximo dia 22 de setembro, de 9h30 as 16h30, com transmissão ao vivo pelo canal do SindhRio, no YouTube, e aberta ao público.

“Temos assistido nos últimos tempos uma movimentação intensa do setor de saúde com aquisições e incorporações importantes. Isso demonstra a dinâmica do setor e uma adaptação aos novos tempos. Só que nesse processo todo existem algumas questões que ainda precisam ser debatidas e adaptadas a esse momento. Então, todos os envolvidos têm que participar dessa discussão: operadoras, prestadores de serviços, sejam hospitais, clínicas ambulatoriais, laboratórios e também os representantes dos usuários”, ressalta Dr. Guilherme Jaccoud, presidente do Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Casas de Saúde do Município do Rio de Janeiro (SindhRio), e da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (FEHERJ).

O evento conta com apoio do Sindicato dos Hospitais de São Paulo (SindHosp) e será a oportunidade de juntos pautarem as reivindicações do setor.

Segundo Dr. Francisco Balestrin, presidente do Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios de São Paulo (Sindhosp), será a oportunidade de ver, conhecer e avaliar de forma profissional este grande sistema.

“O Brasil tem um modelo de saúde que o coloca entre os grandes provedores mundiais. A saúde suplementar é um dos alicerces deste modelo promovendo acesso adequado e de qualidade a todos os seus integrantes”, destaca ele.

Entre os temas a serem abordados no evento estão: “Sistema Suplementar: entendendo os desafios a partir dos números do setor”, “Aspectos críticos da regulamentação e da regulação do setor”, “A judicialização da saúde: causas e alternativas possíveis”, “Os grandes desafios do setor de saúde no Rio de Janeiro e a contribuição da rede privada”, Operadores de planos e prestadores de serviço – relação de interdependência”, A modernização do marco legal da Saúde Suplementar”.

No tocante a Reforma Tributária, Renato Nunes, sócio do Machado Nunes Advogados, que representará o Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios de São Paulo (Sindhosp), ressalta que as duas etapas da Reforma Tributária apresentadas até agora pelo Governo, se aprovadas em seu formato atual, trarão sérios problemas para o setor da saúde e, por consequência, para toda a sociedade.

“Em relação ao projeto de reforma da legislação do IR, que teve a proeza de unir todo o setor empresarial contra a proposta, haverá também aumento significativo de carga, e que afetará sobretudo as empresas optantes pelo lucro presumido, sistemática amplamente adotada por prestadores de serviços de saúde. Devemos ter plena ciência de tal quadro e atuar para que o setor saúde, comprovadamente fundamental, continue tendo capacidade de oferecer o melhor à sociedade brasileira”, finaliza.

Adriano Londres, da Arquitetos da Saúde, dará um breve cenário dos desafios do setor. ”Em primeiro lugar, o setor perdeu dois milhões e 100 mil vidas desde o pico de beneficiários de 2014, que era da ordem de 50,5 milhões. Atualmente são 48,4 milhões. Em segundo lugar, a inflação médica de 2014 até 2020 foi de 95,47%, muito acima do IPCA que foi a metade disso. O que isso caracteriza? Em terceiro, custos altíssimos e dificuldades das pessoas continuarem arcando com planos de saúde. E o quarto ponto é que não se mede a qualidade, que é um número indicador, se pauta o setor por preço e não por valor. Também não medimos, por exemplo, o desvio que ocorre por conta de fraude ou corrupção. É como se fosse um número que não é conhecido”.

Sérgio Coelho, Diretor da Escola Superior de Advocacia (ESA), da OAB RJ, irá abordar a judicialização do Brasil, que, segundo ele, não é exclusividade da saúde. “O Brasil é um país que litiga muito. Então, eu vou abordar o fato da judicialização na saúde ser especialmente intensa, a insegurança jurídica que isso acarreta e o que esperar para o futuro”.

Ficha Técnica do Evento:

Webinar Saúde Suplementar e Desenvolvimento. Evento organizado pelo Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Casas de Saúde do Município do Rio de Janeiro (SindhRio) e pela Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (FEHERJ), com apoio do Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (SindHosp), e programado para o dia 22 de setembro, de 9h30 às 16h30, com transmissão ao vivo pelo canal do SindhRio, no YouTube, e aberta ao público.