Veículos de leilão: como adquirir seguro para eles?

Carros e motos adquiridos pela modalidade podem conseguir seguro, contanto que proprietário se atente a alguns fatores

O leilão é uma modalidade de compra que oferece ao consumidor o acesso a carros com preços abaixo do mercado. Uma das maiores preocupações que os proprietários de automóveis tomam para si é o seguro. Por conta de critérios específicos e, por vezes, rigorosos das seguradoras, fica a impressão de que automóveis de leilão não podem ser segurados. Mas eles podem, sim, e é possível fazê-lo se souber ao que se atentar.

O processo

O documento obrigatório aos carros que são avaliados por seguradoras é a inspeção veicular, sucedida pelo DETRAN. É importante checar se o carro de leilão pretendido possui o documento, pois ele é requisito básico para a procura do seguro. Esse documento geralmente é fornecido na venda do automóvel, mas, por vezes, pode ser requerido um novo laudo para conseguir prosseguir com a seguradora.

Tendo a inspeção veicular em mãos, o próximo passo é a vistoria técnica feita pela seguradora. Esse procedimento deve avaliar todos os aspectos técnicos do carro, analisando o estado de conservação e a funcionalidade. Lataria, para-choque, motor, chassi, pneus, acessórios… O carro é analisado por completo, garantindo à seguradora um laudo que determine se é possível fazer o seguro.

O que é aceito e o que não é?

Após a vistoria, a seguradora deve dar seu veredito. Dentro dos seus critérios e limites, não são todos os carros de leilão que são aceitos.

Carros com sinistros de médio e grande porte podem conseguir o seguro, mas sem a cobertura de colisão. Carros com o sinistro leve têm mais chances de conseguir o seguro sem problemas, necessitando apenas da avaliação do seu histórico de sinistros.

Os carros que não são aceitos, na maioria das vezes, são os que têm sua documentação irregular ou adulterada e os recuperados de furto/roubo e com histórico de colisões que danificaram consideravelmente sua estrutura. São esses os carros que fazem parecer difícil conseguir o seguro para veículos de leilão.

Como ser aceito?

A principal dica é saber escolher o leilão onde comprar. Pesquisar a reputação e opinião de outros compradores é essencial. Uma compra bem feita começa com um vendedor de confiança.

No leilão, infelizmente, não é possível ligar o carro para ver se está tudo de acordo, mas há uma solução! Contratar os serviços de um mecânico de confiança, que possa dar uma olhada no carro e avaliá-lo, pode fazer uma enorme diferença.

Carros com avarias muito graves não costumam ser aceitos com facilidade por seguradoras, mas é possível encontrar carros recuperados de financiamento. No caso desses veículos, o antigo dono não conseguiu concluir o financiamento; portanto, o carro costuma estar em ótimas condições.

Todas essas informações ainda se estendem a veículos de duas rodas. Leilão de motos e carros são ótimos lugares para conseguir preços abaixo do mercado e que se encaixem bem no seu planejamento. Com o olhar apurado e as ferramentas certas, é possível encontrar um veículo que agrade em suas condições, tenha bom preço e possa ser aceito facilmente por uma seguradora.