GP Investments compra Argo Seguros

GP Investments compra Argo Seguros

Seguradora, que é uma das maiores de apólices para executivos e transportes, faz parte de plano da gestora para criar plataforma mais ampla no segmento

A GP Investimentos acaba de fechar a aquisição da Argo Seguros, uma das cinco maiores seguradoras de transportes e responsabilidade civil profissional, os famosos D&O e E&O. A companhia está pagando cerca de R$ 160 milhões pela operação brasileira, um prêmio de 33 pontos percentuais sobre o valor patrimonial da subsidiária da Argo.

A tratativa durou cinco meses, coordenada pela Seneca Evercore, em disputa que atraiu outras grandes seguradores e insurtechs, apurou o Pipeline.

A transação não é de grande volume mas é estratégica para a gestora de private equity. A GP pretende usar a Argo como ponto de partida para uma plataforma ampla de seguros, aproveitando que a companhia adquirida tem tecnologia embarcada em seus processos de operacionalização – a Argo tem a plataforma Protector, de distribuição de seguros, e atua ainda com apólices de risco patrimonial.

A GP está fechando a aquisição por meio de sua controlada Spice.

O grupo Argo é listado em bolsa americana e atua em mais de 130 países. Assim como outras multinacionais, viu seu negócio no Brasil ficar pouco relevante com o câmbio fortemente desvalorizado. Aliado à volatilidade do mercado nacional e falta de crescimento, esses conglomerados têm contratado assessores para vender subsidiárias locais.

Fonte: Pipeline

Resposta da Argo Seguros

Rafael Fragnan, Chief Risk Officer da Argo Seguros, diz que o acordo abre novas e excelentes perspectivas de crescimento para a seguradora. “Estamos muito entusiasmados com essa negociação porque enxergamos essa operação como mais um passo importante na nossa trajetória. A Spice PE possui um longo e bem-sucedido histórico de investimentos de longo prazo no Brasil e certamente esta transação proporcionará à companhia novas oportunidades de negócios num futuro próximo”.

O processo de venda está em andamento e nada mudará neste momento. Toda a operação da companhia segue normalmente, incluindo o atendimento e a comercialização de seguros. “Nossos clientes, corretores, assessorias, parceiros de negócios e fornecedores podem ficar tranquilos, pois o nosso relacionamento não será alterado”, completou Rafael.

Assim que as aprovações regulatórias forem recebidas, incluindo a da Superintendência de Seguros Privados (Susep), mais informações serão fornecidas.

O Grupo Argo lançou a Argo Seguros Brasil S.A. em 2011 com uma equipe local de executivos para construir uma nova marca no mercado de seguros. Desde então, a companhia se estabeleceu como uma seguradora inovadora que fornece soluções personalizadas para diversos segmentos. A multinacional avalia que essa venda é um marco importante na evolução da Argo Seguros e apoia a estratégia operacional do Grupo Argo de se concentrar nos riscos de seguros especiais sediados nos Estados Unidos.