Guia Salarial da Robert Half traz os cargos em alta da área de Seguros

Guia Salarial da Robert Half traz os cargos em alta da área de Seguros

Oportunidades são em customer experience, desenvolvimento de produtos, riscos e vendas, afirma especialista

Mesmo após 20 meses desde a data em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou oficialmente a pandemia, a Covid-19 segue responsável pela aceleração de uma série de mudanças que estão ditando os rumos das relações de trabalho no mundo. É o que aponta o novo Guia Salarial 2022 da Robert Half. Em sua 14ª edição, o estudo destaca que a área de seguros está em intensa transformação digital, principalmente em função do estabelecimento das insurtechs, em busca de uma oferta mais ampla de canais de distribuição e de impacto positivo na experiência do consumidor.

Segundo Ana Carla Guimarães, gerente de recrutamento da Robert Half, a tendência do mercado que deve se manter é o fortalecimento das áreas de customer experience e de desenvolvimento de produtos. Isso porque o objetivo do mercado segurador é se aproximar cada vez mais dos patamares de excelência pelos quais é reconhecido no mercado financeiro. “E com a entrada das insurtechs no mercado, muitas seguradoras já estão conseguindo desburocratizar mais seus processos e entregar esta qualidade e facilidade aos usuários”, explica. A consultora ainda aponta aquecimento nas posições relacionadas ao segmento de grandes riscos, alinhado a um bom desempenho do mercado de construção, o que também requer profissionais de áreas atuariais.

“Posições nos setores de previdência e vida também devem se manter aquecidas, pois são áreas que estão tomando uma maior relevância como benefício oferecido pelas empresas”, afirma a gerente de recrutamento.

Entre as habilidades técnicas e comportamentais mais exigidas no mercado, a especialista aponta que é um setor no qual os recrutadores ainda sofrem bastante para encontrar candidatos com formação em uma segunda língua, especialmente o inglês. Além da busca por um perfil mais resiliente, principalmente no setor de vendas. “A área de vendas exige um profissional adaptável e com um conhecimento mais abrangente e diversificado, capaz de lidar com as transformações desse mercado”, conclui Ana.

Atenção às oportunidades

Com o avanço da vacinação em massa no país, as perspectivas tornam-se mais positivas e a visualização de um mundo pós-pandemia mais palpável. Muitas empresas estão lutando para encontrar capital humano com as habilidades, técnicas e comportamentais, necessárias para apoiar as novas prioridades de negócios que ganharam força nos últimos meses. “As companhias que foram capazes de se reinventar desde o início da pandemia saem em vantagem nesse momento de retomada. Muitas já voltaram a contratar, outras estão se organizando para retomar com força no ano próximo ano”, comenta Fernando Mantovani, diretor-geral da Robert Half para a América do Sul.

“Reitero que as pessoas são o bem mais valioso de qualquer organização. Por isso, a recomendação que faço aos gestores é de buscar reter seus melhores profissionais para não correr o risco de eles encontrarem a valorização e o acolhimento em outras empresas”, conclui Mantovani.

(Fonte: Guia Salarial 2022 da Robert Half/valores em reais)