“Falando Seguro” tira dúvidas sobre flexibilização do seguro automóvel

“Falando Seguro” tira dúvidas sobre flexibilização do seguro automóvel

Idealizado pelo Sindicato dos Corretores de Seguros do Estado de Pernambuco, o programa é transmitido ao vivo pelo Youtube do Sindsegnne

O Sindicato das Seguradoras Norte e Nordeste (Sindsegnne) recebe, na próxima quarta-feira (27), às 19h30, em seu canal no Youtube, a quinta edição do programa “Falando Seguro”, idealizado pelo Sindicato dos Corretores de Seguros do Estado de Pernambuco (Sincor-PE). Com mediação de Mario Neto, âncora da rádio CBN Recife, o bate-papo irá debater o tema “Flexibilização do seguro de automóvel”.

Participam da conversa o presidente do Sincor-PE, Carlos Valle; o presidente do Sindsegnne, Ronaldo Dalcin; Joaquim Mendanha, presidente do Instituto Brasileiro de Regulação do Mercado de Corretagem de Seguros, de Resseguros, de Capitalização e de Previdência Complementar (Ibracor); e Joaquim Guerra Filho, Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-PE. No debate, os participantes vão repercutir e tirar dúvidas sobre a circular nº 639/2021, da Superintendência de Seguros Privados (Susep), que alterou as regras e critérios para a operação do seguro automotivo no Brasil.

De modo geral, a nova norma simplifica e flexibiliza o produto voltado para veículos automotivos. Atualmente, pouco mais de 30% da frota brasileira – composta por cerca de 18 milhões de automóveis – possui seguro e essa normativa prevê, principalmente, um crescimento dessa fatia. “No entanto, percebemos que o público consumidor ainda tem muitas dúvidas sobre o tema, o que tem gerado, também, a circulação de muitas informações incorretas, principalmente com relação a uma provável redução dos preços dos seguros para veículos”, alerta Carlos Valle.

Segundo o presidente do Sincor, o programa vai esclarecer todos os pontos da nova norma, principalmente sobre as obrigações das seguradoras e direitos dos consumidores. “De modo geral, a circular não obriga as seguradoras a alguma ação específica, mas dá mais liberdade para que criem novos produtos, ampliando o leque de opções para os clientes. Vamos esclarecer esse ponto mais amplamente durante o debate”, adianta.

A transmissão ao vivo será aberta ao público. Para participar, basta acessar o canal do Sindsegnne no Youtube, inscrever-se e ativar as notificações para receber alertas sempre que um novo vídeo for publicado.