Certificado reconhece o trabalho de conciliação da operadora de planos de saúde
A Amil recebeu, em novembro, a renovação do Selo Empresa Amiga da Justiça e Parceiro Institucional do Programa Empresa Amiga da Justiça de 2021, concedido pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP). Essa é a quarta vez que o TJSP atribui à Amil o certificado direcionado às companhias que contribuem para a disseminação da cultura de pacificação social por meio da utilização de métodos opcionais de solução de conflitos, como a mediação e a conciliação. A intenção, ao incentivar o aprimoramento da comunicação das empresas com os seus clientes, é evitar a excessiva judicialização no país.
A Amil se tornou o primeiro plano de saúde do Brasil a receber o selo do TJSP há quatro anos, em 2017, pela parceria constante em projetos de conciliação. Em 2020, a empresa firmou 942 acordos com seus clientes. No período de apuração da renovação do Selo Empresa Amiga da Justiça (de 15 de novembro de 2020 até 14 de maio de 2021) foram celebrados 1.296 acordos. A empresa já realizava conciliações online antes mesmo da pandemia da COVID-19, através de uma plataforma virtual, o que deu suporte à sequência do trabalho no período de afastamento social.
“Nosso foco é o cliente e a sua satisfação com a empresa. Por isso, ficamos muito felizes com esse reconhecimento. A mediação e a conciliação são ótimas ferramentas para buscarmos a redução do volume de judicialização. Com o alto índice de sucesso, podemos nos concentrar nas ações judiciais em que devemos defender as práticas adotadas pela empresa”, destaca Daniela Wanderley, diretora de Contencioso Cível do UnitedHealth Group Brasil – grupo de saúde que a Amil integra.
O trabalho contínuo de conciliação realizado pela Amil resultou em reconhecimentos também por outros tribunais e instituições em anos anteriores. Alguns exemplos são o Selo de Qualidade do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) e o Selo Ouro, outorgado pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) e pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). A empresa também foi premiada pelo Conselho Nacional de Justiça, em fevereiro de 2018, com uma menção honrosa do Prêmio Conciliar é Legal, que reconhece nacionalmente boas práticas de soluções de conflitos.