CSP-MG homenageia José Osvaldo de Miranda, um dos fundadores da entidade

CSP-MG homenageia José Osvaldo de Miranda, um dos fundadores da entidade

Ele ocupa, desde 2018, a presidência do Conselho Consultivo da instituição

Este ano o Clube de Seguros de Pessoas de Minas Gerais (CSP-MG) homenageia, com o troféu Mérito Profissional, um dos sócios-fundadores da entidade, Dr. José Osvaldo de Miranda. Como é mais conhecido, Miranda é advogado de formação desde 1969 e tem atuação relevante no mercado de seguros.

Exerceu cargos de liderança em importantes empresas como a Companhia Internacional de Seguros (CIS), onde ingressou em janeiro de 1968. Essa seguradora foi historicamente reconhecida como uma das principais formadoras de mão de obra do mercado. Depois, Miranda foi para a Generali Brasil Seguros, onde ocupou o cargo de diretor-executivo estatutário até aposentar-se. Logo após, abriu o escritório de advocacia e realiza consultorias na área de seguros para empresas e instituições.

É notável a contribuição do advogado José Osvaldo nas entidades do setor. Há mais de 30 anos colabora com o SindSeg MG/GO/MT/DF, contribuindo para o avanço do mercado. Atualmente, é membro da Comissão Especial de Assuntos Jurídicos e Fiscais, já tendo ocupado vários cargos no Sindicato, incluindo a vice-presidência da entidade, sob a presidência de Dr. Alberto Oswaldo Continentino de Araújo. Foi também presidente da Comissão Intersindical de Ética do SindSeg e Sincor-MG. Como professor, participou do primeiro curso de formação de corretores de seguros, no interior de Minas Gerais.

Miranda integra o Conselho Empresarial de Seguros da Associação Empresarial e Comercial de Minas (ACMinas), desde sua implantação, sempre participativo e atendo às discussões das principais pautas do setor.

 

Fundação do CSP-MG

O homenageado participou ativamente do movimento de fundação do Clube de Seguros de Pessoas de Minas Gerais (CSP-MG). Ele ocupa, desde 2018, a presidência do Conselho Consultivo da instituição.

“O CSP-MG veio corrigir uma lacuna deixada pelo antigo CVG-MG que, por motivos logísticos, deixou de existir no passado. Convidado à época pelo presidente João Paulo, fiz parte dos estudos preliminares para fundação do Clube, onde estou até hoje. É com satisfação que vejo o êxito total da entidade, graças à competência da diretoria que, diuturnamente, não mede esforços para o cumprimento, na íntegra, dos objetivos firmados”, ressaltou Miranda em depoimento à Revista Especial em comemoração aos 10 anos do Clube.

Para o dirigente do CSP-MG, João Paulo Moreira de Mello, “é um privilégio estar na presidência da entidade neste momento em que homenageamos o Dr. Miranda. Ele é um dos ícones do nosso mercado, incentivando o desenvolvimento do setor de seguros nas instituições nas quais atuou. No Clube não é diferente, sempre está lado a lado conosco. É um orgulho prestar essa homenagem a ele”.

A comenda do Mérito Profissional é um reconhecimento ao trabalho de personalidades do setor “pela competência, dedicação, profissionalismo e relevância ao mercado de seguros”. Tradicionalmente, é entregue na confraternização de fim de ano da entidade. Em virtude da pandemia de Covid-19, este ano o CSP-MG optou por não realizar o evento presencial. O homenageado recebeu o troféu em seu escritório.