Futuro pede mais atenção ao seguro moto alinhado à sustentabilidade e princípios de ESG
Os brasileiros vêm apresentando mudanças no seu comportamento quando os assuntos são qualidade de vida, sustentabilidade e mobilidade urbana. 81% querem um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal, e 86% disseram querer reduzir o impacto individual sobre o meio ambiente e a natureza, de acordo com as pesquisas realizadas pela consultoria de recursos humanos Randstad e pelo Instituto Akatu e GlobeScan, respectivamente. Essas mudanças de comportamento refletem quando o assunto é mobilidade urbana.
O setor de fabricação de motos elétricas, por exemplo, teve aumento significativo nos primeiros meses de 2020 comparado ao mesmo período em 2019. Foram fabricadas 1.136 unidades elétricas, um volume de 77,8% superior, segundo pesquisa da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). Dados que caminham em conjunto com a perspectiva da Oliver Wyman Forum que estima que até 2030 o mercado global de mobilidade vai crescer cerca de 75%.
Analisando as mudanças no comportamento do brasileiro e caminhando junto com as evoluções do mercado, a Suhai Seguradora, especialista em seguros para motos de todos os tipos, oferece proteção também para motos elétricas contra furto e roubo, opções de incluir perda total por colisão na apólice, assim como acrescentar assistência 24 horas. O seguro oferecido pela SUHAI atende aos modelos que não precisam ser emplacados, mas que possuam VIN (Vehicle Identification Number), um número de chassi universal padrão para modelos automotores. A mesma regra se aplica para motocicletas de competição. Caso a moto esteja emplacada, a contratação se dá tendo como parâmetro a Tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) ou valor determinado.
“Neste momento a Suhai oferece para motos elétricas também a opção de cobertura para terceiros”, comenta o diretor comercial da Suhai Seguradora, Robson Tricarico. “Essa é uma modalidade recente que disponibilizamos ao mercado e começamos pelo estado de São Paulo e Região Sul do país. Nosso plano é ter esse produto para todo o Brasil em breve”, explica o executivo.