Como escolher um bom corretor de seguros?

Como escolher um bom corretor de seguros?

Para contratar um seguro de qualidade a um preço justo, tudo começa com a escolha de um bom corretor

O início do ano, marcado pela famosa lista de resoluções, também é um bom momento para fazer um seguro. Seja para viajar sem grandes preocupações com seu carro ou apenas para evitar possíveis estragos em casa com as chuvas de verão, é importante dar uma boa pesquisada para escolher um bom corretor.

Para que essa decisão não se torne só mais uma dor de cabeça, é preciso ficar de olho em uma série de coisas, a começar por checar se ele tem a certificação da Escola Nacional de Seguros – a única entidade que pode habilitar esse tipo de profissional no Brasil – e se está cadastrado na Superintendência de Seguros Privados (Susep). Aliás, apenas a título de curiosidade, a carreira no mercado de seguros é bem diversa, e é possível atuar até mesmo em áreas não comerciais. Um exemplo muito comum são as oportunidades de concursos relacionados, como concurso para Técnico do Seguro Social INSS, por exemplo.

Mas essa é apenas uma qualidade básica que um bom corretor de seguros deve ter. Confira os outros cuidados que você precisa tomar na hora de fazer essa escolha.

Peça recomendação de amigos e familiares

Da mesma forma que buscamos a opinião de clientes ao comprarmos alguma coisa em uma loja virtual para não cairmos em golpes, é importante pedir a opinião de quem já foi atendido pelo corretor, especialmente se forem pessoas do seu círculo social. Se seus amigos e familiares recomendarem o serviço, já é um ótimo indicativo.

Dê preferência a profissionais que trabalham com várias corretoras

Esta dica é interessante para que você tenha mais opções de serviços e valores quando for bater o martelo. Também é ótimo para ter um parâmetro do que é ou não um preço justo.

Escolha alguém que está mais preocupado em te orientar do que vender

Apesar de parecer um conselho óbvio, é essencial ficar atento a isso para não trocar gato por lebre. Se questione: o corretor responde claramente a todas as suas dúvidas? Ele aparenta querer te dar todas as informações e opções de compra? Ele parece ter propriedade do que está falando? Se a resposta for sim, vale considerar fechar negócio.

Organização é fundamental

Não adianta ser um profissional simpático e atencioso se não for organizado. Afinal, o trabalho de um corretor envolve muitas documentações e cumprimento de prazos. Fique de olho nisso também.

Avalie também a corretora

Por fim, não deixe de checar o suporte que a empresa dá ao seu possível novo corretor. Ele pode ser um excelente profissional, mas, se a comunicação com a corretora não for de qualidade, ele não conseguirá prestar um bom atendimento.