Chuvas: em 24 horas, MG registra mais de 10 mil desalojados e 5 mortes

Ao todo, 24 pessoas já morreram no estado desde o início do período chuvoso. Quase 40% dos municípios de Minas Gerais estão em situação de emergência

Por Raquel Freitas, g1 Minas — Belo Horizonte – Minas Gerais registrou, em 24 horas, 10.854 pessoas desalojadas por causa das chuvas que castigam o estado. Com isso, o número total chegou a 24.610, de acordo com dados divulgados pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec).

Já as mortes desde o início do período chuvoso subiram para 24, cinco a mais em relação ao último balanço.

Em relação aos desabrigados, houve um aumento de 511 casos no estado, chegando a 3.992 pessoas que não poderão voltar para casa.

O número de cidades em situação de emergência também teve aumento expressivo nas últimas 24 horas, passando de 145 para 341, o que representa a 39,97% dos 853 municípios mineiros.

 

Últimas mortes registradas

As últimas mortes confirmadas pela Defesa Civil aconteceram em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Perdigão, no Centro-Oeste, Ouro Preto e Santana do Riacho, na Região Central.

Na cidade histórica de Ouro Preto, um homem, de 55 anos, morreu após um deslizamento de terra atingir duas casas no último sábado (8). Segundo o Corpo de Bombeiros, ele estava deitado na cama quando foi soterrado. As buscas pelo corpo da vítima duraram três dias.

Mortes no período chuvoso em MG

Município Número de mortes
Uberaba 1
Coronel Fabriciano 1
Nova Serrana 1
Engenheiro Caldas 1
Pescador 1
Montes Claros 1
Betim 1
Belo Horizonte 1
Dores de Guanhães 2
São Gonçalo do Rio Abaixo 1
Ervália 1
Caratinga 2
Brumadinho 5
Ouro Preto 1
Perdigão 2
Santa do Riacho 1
Contagem 1
TOTAL 24

Em Perdigão, duas mulheres, de 55 e 79 anos, morreram após a enxurrada arrastar o carro em que estavam no sábado (8). Os corpos somente foram localizados na noite desta segunda-feira (10).

Em Contagem, um homem morreu soterrado após um muro cair no bairro Chácaras Reunidas Santa Terezinha, nesta terça-feira (11). Ele trabalhava em uma obra no momento do acidente. Ventos fortes afetaram uma estrutura de zinco, que ficava em um galpão de grande porte. O movimento acabou puxando o muro para baixo.

Muro cai sobre trabalhador de obra na Grande BH — Foto: Guarda Municipal/Divulgação

Já em Santana do Riacho, um homem, de 34 anos, morreu após ser atingido por um raio enquanto escalava o Morro da Pedreira, na Serra do Cipó.

Também foram registradas mortes em Uberaba, Coronel Fabriciano, Nova Serrana, Engenheiro Caldas, Pescador, Montes Claros, Betim, Belo Horizonte, Dores de Guanhães, São Gonçalo do Rio Abaixo, Ervália e Caratinga.

 

Leia a matéria original no g1.com.