Como tornar sua empresa mais produtiva usando as ferramentas corretas

Como tornar sua empresa mais produtiva usando as ferramentas corretas

Quer saber por que usar certas ferramentas e como elas podem trazer benefícios para sua empresa? Acompanhe este conteúdo para descobrir!


Várias ferramentas podem ser interessantes para os negócios. Mas é fundamental usar as que são certas na sua empresa, por vários motivos.

Começando pelo fato de que é isso que vai fazer o negócio ser realmente produtivo. Se ferramentas erradas, ou métodos demais, são usados, eles dispersam os esforços e tornam os resultados ruins.

Além disso, é preciso ter atenção aos custos das ferramentas. Há vários casos em que é preciso pagar por elas, e o investimento vale a pena quando tem como objetivo melhorar a performance, seja em home office ou presencialmente.

Porém, esse gasto não é benéfico se for feito em ferramentas ineficazes ou sem objetivo para o negócio.

3 ferramentas para tornar a empresa mais produtiva

A seguir, listamos algumas ferramentas que você pode usar no seu negócio. Lembre-se de escolher aquelas que fazem sentido ao seu caso, para ter mais eficiência.

1. 5 porquês

O 5 porquês é uma ferramenta que ajuda a entender a raiz dos problemas em um negócio. Então, a partir daí, fica mais simples corrigir a situação.

É uma forma mais eficaz de trabalhar, pois não apenas trata uma situação errada. Em vez disso, busca a razão para essa situação. Resolvendo o problema na raiz, a empresa evita que ele aconteça novamente ou que gere outros casos parecidos. Logo, o negócio se torna mais produtivo.

Esse é um modo simples de trabalhar. Basta perguntar “por quê?” até chegar ao motivo principal da questão, mesmo que sejam necessários mais do que 5 “por quês”, como o nome do método sugere.

Por que o carro estragou? Porque ele não passou por manutenção. Por que não? Por que você não teve tempo. Por que não teve tempo? Porque está precisando fazer hora extra no trabalho. Por que da hora extra? Porque você está acumulando funções. E por aí vai…

Esse é um exemplo pessoal, mas a lógica é a mesma para empresas. Neste caso, você pode descobrir que o motivo principal de não ter levado o carro para manutenção foi que o RH esqueceu de abrir a vaga para um auxiliar, então você está trabalhando mais do que deveria e não tendo tempo para nada. Se a contratação for feita, você terá como levar o carro à oficina mecânica da próxima vez.

2. Skype

O Skype pode ser uma ótima ferramenta para melhorar a produtividade de um negócio. Principalmente quando os colaboradores estão em filiais diferentes ou trabalham em home office.

Com essa opção, fica mais simples fazer a comunicação entre as pessoas, por vídeo. Assim, as pessoas não precisam se deslocar para um local físico, o que gastaria tempo em que elas poderiam estar trabalhando.

Além disso, dá para fazer reuniões com fornecedores em vez de ter que viajar até eles, por exemplo.

3. Google Analytics

Para se tornar uma empresa mais produtiva, você também vai precisar de informações sobre seus clientes. Afinal, seus colaboradores devem atuar pensando na satisfação.

Assim, vale a pena pensar também em formas de obter dados sobre os seus consumidores. Uma pesquisa de satisfação e conversas por telefone, por exemplo, podem ser a solução.

O Google Analytics é outra ferramenta poderosa, que permite fazer a análise de sites e entender a navegação dos usuários por ele. Pode ser de grande ajuda para seu e-commerce pois, sem dados, fica difícil fazer melhorias.

Mas o Analytics consegue apresentar os mais variados tipos de dados. Desde o número de acessos em determinada página, até o tempo de permanência no site e produtos em que o consumidor mais sai sem comprar.

As ferramentas que apresentamos aqui podem ser eficazes em várias áreas, não é mesmo? Para a gestão, comunicação e mais. A dica é ter atenção ao que sua empresa precisa, e assim definir no que vale mesmo a pena investir para o negócio.