Prontos para a volta do Congresso Brasileiro de Corretores de Seguros a São Paulo

Prontos para a volta do Congresso Brasileiro de Corretores de Seguros a São Paulo

Depois de 23 anos e da paralisação dos grandes encontros por conta da pandemia, está tudo preparado para este evento realizado pela Fenacor com apoio do Sincor-SP

O Congresso Brasileiro dos Corretores de Seguros volta ao estado de São Paulo após 23 anos – o último realizado na capital paulista foi em 1999. A 22ª edição do evento acontece entre os dias 03 e 05 de março de 2022, no Royal Palm Plaza, em Campinas, e a parceria da Fenacor com o Sincor-SP está sendo fundamental para construir um evento histórico.

O tema central do evento será “O Setor de Seguros e o Corretor, Realidade e Perspectivas” e a programação técnica conta com 10 painéis, que vão tratar de questões como a inovação, englobando a importância de se adotar novas ferramentas tecnológicas; as novas fronteiras de negócios que se abrem para o corretor através das redes sociais, da internet e do foco no digital; a necessidade de estar adequado aos dispositivos da LGPD; e o atendimento remoto ao cliente, entre outros. Outra novidade será o painel dedicado às mulheres do mercado de seguros, reunindo executivas que assumiram o comando ou atuam como líderes de grandes empresas do setor, que irão debater questões relacionadas à equidade e ao empoderamento.

Representando o Sincor-SP, participarei como o mediador do painel “Panorama Econômico e Perspectivas para o Setor de Seguros”, que terá a participação de um renomado economista.

São Paulo gera quase a metade da receita global do mercado de seguros no Brasil. Segundo dados recentes da Susep, atuam em São Paulo mais de 49 mil corretores de seguros, entre pessoas físicas e jurídicas, o que representa aproximadamente 43% da categoria.

Em 2022 temos a oportunidade de trazer novamente o Congresso Brasileiro para São Paulo, em um alinhamento com a Fenacor, já que por conta da pandemia ficamos sem uma edição do Conec, que acontecia nos anos pares, e o evento nacional que acontecia em anos ímpares foi adiado para agora. Pensamos inicialmente em realizar dois eventos este ano, mas optamos por unir forças e inverter: agora o Congresso Brasileiro acontece em ano par e o Conec em ano ímpar – já estamos trabalhando o Conec de 2023.

Com isso, o Congresso Brasileiro acontece em São Paulo, mas de maneira inédita no interior, que também tem uma força muito grande na produção de seguros do estado e, consequentemente, do Brasil também. Para o público de São Paulo é uma facilidade e para as pessoas de outros estados uma oportunidade de participar de um excelente local de eventos, que é o Royal Palm Plaza.

Este será o primeiro congresso brasileiro da categoria organizado após a pandemia. Por isso, foi muito bem pensado para a segurança dos participantes: atende a todas as atuais demandas de capacidade, terá distanciamento e exigência de comprovante de vacinação. As seguradoras participantes conferiram toda essa atenção e por isso garantiram presença. Também acreditamos que até o fim de fevereiro haverá grande queda no pico de contaminação, descendo na mesma velocidade com que subiu, e estaremos em um cenário de normalização. De qualquer forma, estamos tomando todas as medidas para que o evento aconteça e que daqui para frente possamos seguir a agenda de encontros presenciais.

O 22º Congresso Brasileiro terá ainda a 21ª Exposeg, reunindo as empresas do setor, e uma ampla programação cultural, com apresentações já confirmadas da dupla Marcos & Belutti, de Mumuzinho, e das cantoras Fernanda Abreu, Paula Lima e Luiza Possi. Outra grande novidade serão os sorteios de três carros zero km em horários e dias distintos.

É grande a expectativa de poder reencontrar os amigos!

*Boris Ber, presidente do Sincor-SP