A importância de um bom planejamento sucessório e seguro de vida

A importância de um bom planejamento sucessório e seguro de vida

Debate aconteceu no segundo dia do InvestSmart 2022, promovido pela BankRio 

No primeiro painel do segundo dia do InvestSmart 2022, André Iziquiel, o Superintendente Comercial da MetLife Brasil, José Florippes, Diretor de Vendas em Seguros da Omint, e Gabriel Quintanilha, Mestre em Economia e Doutor em Direito, Daian Moura (XP) falaram sobre a importância de um bom planejamento sucessório e seguro de vida.

Durante o painel, foi discutido sobre o inventário ser sempre mais caro para pessoas jurídicas, por isso a importância de um bom planejamento sucessório, pois quando a morte chegar, os custos serão menores.

Além disso, os painelistas comentaram sobre o Tribunal de Justiça reconhecer que as pessoas não podem dispor mais de 50% do patrimônio em previdência. Gabriel Quintanilha não concorda com isso, pois acha que deve prevalecer a vontade da pessoa que está deixando a herança.

Eles explicam que a previdência é um patrimônio acumulado e o seguro de vida precisa ser D+0, ou seja, a aplicação deve ser resgatada no mesmo dia, pois as pessoas podem precisar de um dia para o outro. Para eles, fazer um seguro de vida é um ato de amor, porque a pessoa não pode deixar de proteger quem é importante para ela.

Eles também comentam sobre seguros de vida que tem outras finalidades, além de proteger os descendentes em caso de morte, como, por exemplo, auxílio psiquiatra, cobertura para doenças graves e, também, pagamento de diárias por afastamento do trabalho.

Atualmente, existem incentivos fiscais na hora de se fazer um seguro de vida, tanto para pessoas físicas como pessoas jurídicas.

Os palestrantes terminam a palestra fazendo que foi uma excelente sacada a XP trazer 5 grandes seguradoras para dentro do Bankrio, pois facilita o dia a dia das pessoas e, também, dos assessores e investidores.