Tendência de mudança de hábitos de moradia deve permanecer em 2022

Tendência de mudança de hábitos de moradia deve permanecer em 2022

Pesquisa do Google revela que conforto, inovação e funcionalidade como prioridades

Depois de quase dois anos de pandemia de Covid-19, já é possível prever mudanças no comportamento do brasileiro em relação à moradia que vieram para ficar.

Uma pesquisa realizada pelo Google em junho de 2021 constatou que 42% dos entrevistados manifestaram que houve uma transformação em suas relações com seus lares. Entre as características mais valorizadas pelos consumidores estão a funcionalidade, o conforto e a inovação.

O estudo aponta que as buscas por imóveis no site de pesquisa cresceram 23% no primeiro semestre de 2021 em relação ao mesmo período de 2020. Ao mesmo tempo, revela que 22% das pessoas que procuram por um novo imóvel pela internet se desanimam com a burocracia necessária para se mudar.

Para acompanhar esses novos anseios, começaram a aparecer no mercado imobiliário plataformas e aplicativos ligados à moradia, que surgiram impulsionados pela pandemia.

A Housi, lançada em 2019, é a primeira plataforma de moradia flexível 100% digital do mundo e reinventou a forma de morar de aluguel. O contrato flexível possibilitou às pessoas mudarem de casa, de acordo com as suas necessidades do momento, sem se preocupar em pagar a multa rescisória ou com a burocracia de alugar um imóvel, como nos processos de locação tradicionais.

Alexandre Frankel, CEO da Housi

“Percebemos que está havendo mudanças de hábitos de consumo e de comportamento no mundo inteiro. A Covid-19 mudou completamente nossas vidas e acelerou a necessidade de mobilidade e flexibilidade da população como um todo. Apressou exponencialmente tendências que vinham se estabelecendo no comportamento das pessoas. De uma hora para outra, um percentual enorme da população estava trabalhando remotamente e morando em locais alternativos. Agora, o sonho da casa própria também está em xeque”, acredita Alexandre Frankel, CEO da Housi.

Em plena pandemia, a Housi registrou um aumento de 327% no número de contratos de moradia. O modelo que oferece comodidade total aos usuários agradou. As contas como taxa de condomínio, IPTU, água, luz, gás, wi-fi e TV a cabo já vêm incluídas na assinatura. A plataforma também oferece limpeza e manutenção das unidades para que fiquem sempre renovadas.  Basta o morador solicitar o serviço por meio do aplicativo. Outra característica dos empreendimentos Housi é valorizar as áreas comuns do edifício como uma extensão dos apartamentos. Todas essas tendências vieram para ficar.