Rentabilidade da Prevcom registra leve recuo em janeiro

Rentabilidade da Prevcom registra leve recuo em janeiro

Planos de benefícios da entidade acumulam 8,38% de rendimento em 12 meses

A instabilidade dos mercados globais afetou o desempenho dos ativos no exterior provocando um leve recuo da rentabilidade da Prevcom. A Fundação fechou janeiro com queda de -0,22%, interrompendo a sequência de 12 meses de resultados positivos.

A Bolsa de Valores apresentou o maior retorno registrado na série recente com alta 6,98%. O comportamento das aplicações em renda variável no País foi essencial para compensar parte dos impactos da queda de -8,43% do índice MSCI Europe e da retração de -9,13% do MSCI World, alcançados pelas turbulências externas.

 

Rentabilidade

O resultado de -0,22% apurado em janeiro ficou abaixo do objetivo de IPCA mais 4% que atingiu 0,87%, pressionado pelo 0,54% de inflação. Neste período, o CDI rendeu 0,73% e a poupança 0,51%. No acumulado em 12 meses, os planos de previdência complementar renderam 8,38% e sustentaram o retorno acima dos 5,03% do CDI e dos 3,30% da poupança. A taxa de inflação anualizada atingiu 10,38% e projetou o alvo a 14,79%.

 

Patrimônio

A Fundação mantém o foco na diversificação e na seleção de opções disponíveis no mercado para alocar os novos recursos de contribuições e rendimentos que somaram R$ 27 milhões no mês passado. Este fluxo positivo de capital elevou o patrimônio para R$ 2,18 bilhões. A composição da carteira segue a política da instituição que alocou 72% do capital para renda fixa, 12% para multimercado, destinou 8% a renda variável e 8% a investimentos no exterior.