O que o seguro do seu veículo cobre em caso de alagamento?

O que o seguro do seu veículo cobre em caso de alagamento?

Saiba mais sobre a cobertura dos seguros em enchentes e como proteger seu veículo em casos como este

Todo ano, o período de chuvas no Brasil costuma causar bastante prejuízo em alguns estados como São Paulo e Minas Gerais. É de se esperar que algumas cidades fiquem alagadas, e, além de colocar a população em risco, também resulte em grandes danos ao seu patrimônio. Para os motoristas, isso também é um grande problema, especialmente quando estão dirigindo durante a enchente. Muitas vezes, a água acaba danificando o veículo permanentemente, então apelar para o seguro acaba sendo a alternativa mais sensata.

 No geral, os seguros automotivos cobrem danos causados por enchentes e outros desastres naturais, mas é preciso se atentar ao plano contratado. Se a cobertura for básica, existem algumas opções que o motorista pode escolher, como um seguro que só cobre roubos ou somente danos a terceiros. Contudo, para garantir uma proteção mais completa, é indicado optar pela cobertura compreensiva, que já enquadra todo tipo de situação, inclusive danos causados pela natureza. Nesse caso, também estão inclusos alagamentos.

 Garantir que o seu plano tenha cobertura para danos naturais é o primeiro passo, mas é claro que também é necessário evitar ao máximo danificar seu veículo durante uma enchente. Nem sempre isso é possível, dependendo das circunstâncias, mas ter algumas medidas em mente pode ajudar a se sair melhor em alguma situação de risco. A primeira delas é avaliar o nível da chuva antes de sair; se estiver em casa ou até mesmo no trabalho, o ideal é esperar aliviar um pouco antes de pegar a estrada.

Caso não seja possível esperar, é preciso ter cautela em dobro quando estiver na rua. Observe bem o nível da água em carros próximos, especialmente nos que estão mais à frente. Se ela estiver alcançando a metade da roda, o ideal é escolher outra rota, pois o risco já é alto. Procure sempre manter uma velocidade constante e lenta, para evitar que a água suba e entre no escapamento, o que já seria bastante prejudicial para o veículo. Quando a água já estiver alta demais, o melhor é procurar um lugar mais elevado para estacionar o automóvel e esperar que o nível da enchente diminua.

Para aqueles que perderam seu veículo em uma enchente, e o seguro não cobre danos naturais, existem outras alternativas para adquirir um novo, como um leilão de motos ou um financiamento. Ao realizar a troca, certifique-se de incluir esse tipo de imprevisto na cobertura do seu seguro.