Produto foi desenhado para empresas cumprirem lei que exige proteção aos trabalhadores de aplicativos de entregas
Para que as empresas possam cumprir a lei 14.297/22, que estabelece que as empresas deverão fornecer aos entregadores seguros contra proteção de acidentes, sem franquia, durante todo o percurso de entrega do produto, a 88i Seguradora Digital, e a Starr Insurance, criaram o Seguro AP Delivery.
O produto foi desenhado especificamente para que as empresas tenham apólices com preços acessíveis e possam oferecer assistência completa aos seus colaboradores. Para Rodrigo Ventura, fundador da 88i, os custos do seguro AP Delivery podem representar um alívio financeiro para as empresas que temem os custos adicionais da proteção aos entregadores de suas mercadorias exigida pela nova lei. “As nossas soluções de proteção e assistência são personalizadas para o perfil de entregadores de delivery e levam em conta os riscos que estes trabalhadores enfrentam no dia a dia. Mas também olhamos para as empresas, oferecendo a elas os menores preços de mercado. Além de apoiar a empresa em seu objetivo de cumprir a nova lei, estaremos desempenhando a importante função social de levar proteção e serviços de assistência a estes trabalhadores, um dos objetivos centrais da 88i”, afirma.
Cerca de 1,4 milhão de pessoas no Brasil trabalham para aplicativos de transporte de passageiros ou mercadorias no Brasil, segundo pesquisa do Ipea. Um estudo realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) em agosto do ano passado, em São Paulo, revelou que 60% dos entregadores já sofreram acidentes durante a jornada de trabalho. Entre os motoristas que afirmaram já ter sofrido acidentes, 30% ficaram afastados de seis meses a um ano para a recuperação de lesões.
Entre os serviços disponíveis no Seguro AP Delivery da 88i estão seguros para morte acidental, invalidez total e permanente por acidentes e também despesas médicas e hospitalares por acidente, além de diária de incapacidade temporária por Covid por períodos de até 15 dias para os colaboradores afastados, com o valor das diárias calculadas pela média dos últimos 90 dias trabalhados. Além de proteção aos colaboradores, a startup também oferece Seguro contra roubo, furto e acidentes que possam danificar as encomendas entregues pelos motoristas de aplicativos.
Desde sua entrada no mercado, em abril de 2021, a 88i segue um modelo de negócios que prevê seguros personalizados baseados nas necessidades dos clientes das grandes empresas do ecossistema digital, selando parcerias com marketplaces, grandes seguradoras e canais de corretores. “A ideia da 88i sempre foi oferecer proteção a todas as pessoas a fim de democratizar o seguro através do menor custo de mercado e com tecnologia de ponta”, diz Fernando Moreira, CEO da seguradora digital.
A Head de Accidents & Health para a América Latina da Starr Seguros, Claudia Papa Scarpa, destaca que a aliança com a 88i é mais um passo para a democratização da proteção e da assistência no país. “Com a rápida evolução do mercado de delivery no Brasil, os entregadores precisam garantir que eles e suas famílias estejam protegidos do impacto financeiro de despesas médicas inesperadas devido a eventuais acidentes. Estamos atentos às necessidades dos nossos clientes e esta iniciativa faz parte de um conjunto de ações que desenvolvemos para responder a todas as necessidades dos profissionais independentes. Trabalhando com a 88i, este novo produto atende plenamente ao nosso propósito de democratizar o acesso ao seguro”, afirma.
Para o seguro AP Delivery, a 88i já selou parcerias com a Loggi e a Box Delivery. Criada em 2013, a Loggi estima alcançar 230 mil viagens de entregas em março e até 8 milhões até setembro deste ano. Já a Box Delivery prevê chegar a 2 milhões de viagens de entrega ao final deste ano, todas com as devidas proteções exigidas pela nova lei.