Qual a importância de um seguro viagem para um intercâmbio?

Qual a importância de um seguro viagem para um intercâmbio?

Para estarmos amparados nas viagens internacionais de longa duração, os seguros são primordiais

Antes de fazer uma viagem internacional, é preciso fazer um planejamento antecipado dos gastos e roteiros que serão realizados durante a atividade. Para evitar alguns tipos de imprevistos e que o passeio estoure o orçamento, é importante a contratação de seguros de viagem, seja para as viagens de lazer, mas principalmente para os intercâmbios de estudo ou trabalho, que têm um período de estadia mais longo no país estrangeiro. Confira as principais características de um seguro de viagem internacional e por que ele é imprescindível para realizar um passeio mais tranquilo e sem preocupações.

Sempre que uma viagem internacional é organizada, a contratação de um seguro deve integrar esse planejamento. Os seguros de viagem são importantes para cobrir alguns gastos adicionais que podem ser necessários durante o período de permanência na outra nação, e podem ajudar a viagem a não se tornar um pesadelo, com acidentes ou episódios fora de nosso controle.

Alguns locais exigem que o visitante apresente um seguro de viagem no momento em que ele passa pelo processo de entrada no país. Esse é o caso dos países europeus que assinaram o Tratado de Schengen, como França, Alemanha, Espanha, Portugal, Suíça, entre outros. Através desse acordo, ficou estabelecido que os viajantes devem portar um seguro que cubra pelo menos 30 mil euros em despesas médicas.

A exigência de um seguro vai depender de leis e acordos de cada país. Os Estados Unidos, que são um dos destinos mais cobiçados, por exemplo, não exigem que seus visitantes apresentem um seguro, mas ele é altamente recomendado, pois o sistema de saúde no país é totalmente privado, e seus serviços estão entre os mais caros do mundo. Em caso de alguma emergência, sem seguro, a pessoa pode contrair dívidas exorbitantes ou até ficar sem qualquer tipo de atendimento.

As coberturas de seguros variam de acordo com as necessidades do usuário, que podem incluir serviços variados que julgar necessários. Os tipos de cobertura mais comuns são as de despesas médicas, farmacêuticas e odontológicas, de extravio de malas, cobertura de acidentes, de cancelamento de voos – cobrindo gastos adicionais com hospedagem, alimentação e transporte –, de perda de documentos e muitos outros.

Nos casos de intercâmbio, a possibilidade de acontecer algum acidente ou problema de saúde é ainda maior, dado o período mais longo de estadia. Além disso, um de seus principais objetivos é a troca cultural com as pessoas daquele lugar. Geralmente, não estamos familiarizados com suas rotinas e costumes, e adotamos uma alimentação diferente, como comidas gordurosas, temperos exóticos ou preparos diferentes, como em uma churrasqueira, além do clima e outros fatores que também podem desencadear crises ou causar mal-estar no nosso organismo. O seguro de viagem se torna necessário para cobrir a intervenção médica para solucionar casos como esse e muitos outros que não são previstos.