Segundo Glaucio Daniel, instructor de tecnologia na Udemy, quase qualquer profissional, de qualquer área, pode se beneficiar de competências como segurança de rede e ethical hacking
As ameaças cibernéticas estão ficando cada vez mais sofisticadas e disseminadas – por isso, é importante que as empresas e os seus funcionários aprendam como detectá-las, lidar com elas e, inclusive, eliminá-las. No relatório mais recente da Udemy Business, a divisão de treinamento corporativo da plataforma de ensino online Udemy, chamado 2022 Workplace Learning Trends, a segurança cibernética aparece como uma das tendências de aprendizado corporativo para este ano.
Algumas das habilidades relacionadas à segurança cibernética que mais cresceram em consumo por parte dos profissionais (no caso, os funcionários das milhares de empresas que são clientes da Udemy Business no mundo todo) entre 2017 e 2021 foram segurança de rede (com um aumento de 149%) e ethical hacking (como é chamado o processo de detecção de vulnerabilidades na segurança cibernética de uma empresa, com um aumento de 138%).
Entre 2020 e 2021, outras das competências de segurança cibernética que mais cresceram em consumo por parte dos profissionais estão relacionadas a certificações, como a CompTIA CySA+ (que cresceu 155%) e a Certified Information Security Manager (CISM, que cresceu 135%). Aqui pode ser encontrada a lista completa.
Conversamos com Glaucio Daniel, instrutor de tecnologia na Udemy, sobre a importância de os profissionais aprenderem sobre segurança digital – mesmo quando eles não trabalham diretamente com isso. “Muitos profissionais precisam conhecer e estar atualizados sobre as principais ferramentas e boas práticas de segurança cibernética, incluindo quem não é especialista em segurança da informação, como desenvolvedores de software e profissionais de infraestrutura”, disse ele.
Para Daniel, o ethical hacking deve continuar sendo uma das habilidades mais procuradas pelos profissionais nos próximos anos. “Ataques como phishing, ransomware e roubo de credenciais aumentaram muito nos últimos anos e é cada vez mais necessário que os profissionais saibam atuar de forma preventiva e em modo de contenção quando necessário”, conta ele.
Segundo ele, as empresas estão, de fato, atualmente mais preocupadas com a própria segurança digital. “Num mundo globalizado, muitas empresas possuem filiais, clientes e parceiros no mundo inteiro. Por isso, a preocupação com ameaças cibernéticas é grande”, diz Daniel. Uma forma que as empresas têm de se protegerem, de acordo com ele, é treinando os seus funcionários para lidar da melhor forma possível com essas ameaças – por meio de cursos online como os da Udemy, por exemplo.