SincorCAST mostra insatisfação dos corretores com assistência 24h

SincorCAST mostra insatisfação dos corretores com assistência 24h

Estreia foi ao ar nesta quarta-feira, 06, pelo canal da TV Sincor-SP no YouTube

Desde o ano passado, segurados, corretores de seguros e seguradoras vêm enfrentando problemas com os serviços de assistências 24h. Pandemia, aumento no combustível e a falta de prestadores qualificados são alguns dos responsáveis pela insatisfação geral. Por isso, na estreia do programa SincorCAST o tema foi: “Assistência 24h – Afinal, o que está acontecendo?”, que foi ao ar na manhã desta quarta-feira (06/04), pelo canal da TV Sincor-SP, no YouTube. É possível assistir pelo link.

Para debater o assunto, o presidente do Sincor-SP, Boris Ber, e a 1ª vice-presidente, Simone Fávaro, receberam o presidente da Comissão de Automóvel da FenSeg, Marcelo Sebastião. “Nós, corretores de seguros, estamos estressados com o assunto. Cada dia um novo problema, cada dia um desafio. Sendo assim, decidimos que a estreia do SincorCAST deveria ouvir a categoria e trazer o trabalho que vem sendo realizado pelas entidades do setor para solucionar os contratempos”, abriu Boris.

Simone, que comanda a Comissão Intersindical e a área técnica do Sincor-SP, está acompanhando de perto o desenvolvimento da pauta e apontou as soluções. “Estamos há muito tempo debruçados sobre o problema. Já realizamos reuniões individuais com seis companhias e conseguimos resultados. Um dos problemas apontados pelos segurados é o atendimento robotizado e, após nossas reuniões, as seguradoras entenderam e, algumas, mudaram para o atendimento humanizado. Além disso, as companhias também estão visitando e reavaliando o contrato com alguns prestadores”, explicou.

Marcelo Sebastião contou que o grupo de trabalho criado pela FenSeg, Fenacor e Sincors realizou pesquisa para entender as reclamações e criar respostas imediatas. “O estudo deu base para atualizar e retroalimentar os problemas das mais diversas regiões no País. Portanto, tem sido fundamental o contato com os corretores para acompanhar os problemas de perto”. O executivo ainda apontou que a falta de prestadores de serviços, que migraram de setor durante a pandemia, está sendo sentida por todo o setor. “Os prestadores são parte fundamental da parceria. No entanto, alguns fogem a regra e quarteirizam o serviço, cobrando preços fora da realidade, que é impossível repassar ao consumidor”.

Durante a transmissão, os corretores de seguros relataram os problemas e pontuaram a demora no reembolso por parte das seguradoras, já que muitas vezes têm que pagar um guincho particular para o segurado, quando o da companhia demora horas a chegar. Sebastião respondeu que as seguradoras enfrentam muitos pedidos de reembolso fraudulentos, por isso, o processo tem que ser cauteloso. “Vamos recomendar às seguradoras que coloquem um sistema de reembolso num processo mais ágil.”

A 1ª vice-presidente do Sincor-SP ainda lembrou que os associados podem levar os problemas ao Disque Sincor, e alguns têm feito isso. “Dentro da Intersindical trabalhamos o todo, já o Disque trata individualmente os casos. Temos uma equipe qualificada, um canal direto com as seguradoras, com uma resposta rápida de cada processo e um índice de reversão em 81%”, destacou.

Boris finalizou o programa ressaltando que um canal de comunicação direto entre corretor e seguradora traria alívio e segurança à categoria. “As companhias estão preocupadas com a jornada do consumidor, mas e a jornada do corretor de seguros? Pensem na categoria, pois também temos que prestar contas ao segurado, somos o elo de ligação e também queremos que os consumidores tenham uma experiência positiva com o seguro.”