Evento on-line “Segurança no Transporte de Cargas Perigosas” foi promovido pela Tropical Transportes Ipiranga
“O ecossistema do Grupo Apisul contribui com o sistema do transporte de cargas. Afinal, segurança não se negocia, pois é essencial para a continuidade dos negócios”, afirma a gerente comercial da Multisat, Daniela Cunha, durante o workshop Segurança no Transporte de Cargas Perigosas promovido pela Tropical Transportes Ipiranga. O evento on-line, realizado nos dias 6 e 7 de abril, trouxe o debate sobre o gerenciamento de riscos, gestão de frotas e tecnologias que contribuem para o cuidado do transporte de cargas nas estradas. O gerente de projetos do Grupo Apisul, Marco Badim, também esteve entre os painelistas e falou sobre os benefícios da torre de controle para a operação seja ela de pequeno, médio ou grande porte.
O Grupo Apisul iniciou sua atividade como seguradora, mas, ao longo dos anos, desenvolveu um ecossistema de soluções para auxiliar o transportador a ser mais produtivo e ter menos custos. Em 2021, os clientes confiaram 1 trilhão de mercadorias ao Grupo Apisul e a Multisat fez o rastreamento de R$ 844 bilhões em cargas. Daniela lembrou da importância do cuidado na hora da contratação de profissionais. “Tenho que saber quem dirige o meu caminhão e transporta meus produtos. Há muitas empresas que não se importam, mas é ali que nasce a segurança do processo. No ano passado, o Multicadastro do Grupo Apisul fez 2 milhões de pesquisas de motoristas. Desse total, 420 mil profissionais não estavam aptos a transportar determinada carga. Isso é o equivalente ao tamanho da cidade de Jundiaí”, revelou a gerente comercial ao lembrar que sistemas como o Reconhecimento Facial ajudam no combate à falsidade ideológica, pois muitos criminosos utilizam documentos falsos.
Tecnologia aliada da prevenção
Com o constante aumento de casos de roubo de cargas (no ano passado houve um incremento de 10% em São Paulo), o uso da tecnologia está entre os aliados da segurança nas rodovias. A Central de Monitoramento da Multisat possui uma estrutura com 300 operadores que tratam 1 milhão de ocorrências mensalmente. Uma das novidades é o Bino, o assistente virtual, que ajuda o motorista com tratativas simples como o desbloqueio do caminhão (se tudo estiver de acordo com o plano de gerenciamento de riscos). O Bino atingiu nesta semana 100 mil atendimentos com um índice de satisfação de quase 90%.
Outra solução apresentada para ajudar em uma boa gestão da frota é a torre de controle que permite um monitoramento da logística de todo o transporte. “É possível ter o total controle da operação. Conseguimos controlar índice de sinistralidade, calibrar o Plano de Gerenciamento de Riscos, diminuir custos, aumentar a eficiência e a lucratividade da operação”, ressalta Marco Badim. Entre outros benefícios da torre de controle estão proporcionar agilidade para a tomada de decisões, integração dos sistemas de gerenciamento de riscos e logístico (Integra e ApisulLog), a compatibilidade com vários rastreadores e o uso de funcionalidades e indicadores operacionais para facilitar a gestão. “A torre de controle iniciou com os embarcadores, mas, nos últimos anos, percebemos o interesse dos transportadores”, disse.
Os painelistas encerraram a participação no evento lembrando que essas inovações também podem ser usadas de forma modular e por empresas de pequeno e médio porte. “Nossas soluções não são apenas para grandes empresas. Por exemplo, desenvolvemos dentro de casa uma torre de controle compartilhada especificamente para atender transportadores de pequeno e médio porte. Agora, eles poderão dividir custos, volumetria e utilizar as vantagens nas operações”, comenta.