5 dicas de marketing digital para impulsionar vendas

5 dicas de marketing digital para impulsionar vendas

Pandemia mudou hábitos de consumo e aumentou a procura por marketing digital

O isolamento social obrigou os brasileiros a reverem suas formas de consumir produtos e serviços: pelo menos 13 milhões fizeram compras online pela primeira vez na vida a partir de 2020. Pesquisa do Comitê Gestor da internet (CGI.Br) revelou que nos últimos dois anos, 51% dos entrevistados fizeram compras por meio da internet. A especialista em marketing digital Mariana Alves explica que a pandemia turbinou o crescimento do e-commerce. “Muitos empresários que vendiam bem nas suas lojas físicas não se preocupavam com a internet. As medidas de isolamento social fizeram com que eles entendessem que o mundo conectado não tem volta e que se adaptar era questão de vida ou morte para as empresas”, explica.

Se nossa vida está cada vez mais dentro do computador, o dinheiro também. Levantamento feito pelo CMO Survey apontou que as empresas já gastam 58% de seus investimentos em marketing no universo digital, volume 15,8% superior a 2020. “Os negócios estavam parados e todo mundo tinha urgência. As empresas querem criar lojas virtuais, aprender a usar as redes sociais e a criar estratégias de posicionamento de marca em um mundo que pouco conhecem, que é a internet”.

Mas entrar na internet não é sinônimo de vender. Mariana explica que no ambiente online é ainda mais importante conhecer bem seu público-alvo e saber onde se quer chegar. “Nas redes sociais, os consumidores buscam envolvimento quase humano com as marcas. Por isso o sucesso de empresas que se comunicam como se fossem pessoas, interagem com brincadeiras e até com a concorrência de uma maneira simpática e humanizada. Isso atrai simpatia para a marca e gera fidelização”.

Empresas gastam 58% de seus investimentos em marketing no universo digital (Imagem: Freepik)

 

Comprar seguidores é prejuízo certo

Não adianta ter pressa para construir sua base de clientes na internet. Ter muitos seguidores ajuda, desde que sejam verdadeiros e interajam com sua empresa. A tentação para acelerar o processo comprando seguidores é grande, mas compensa recusar as ofertas. “As redes sociais têm mecanismos para identificar seguidores falsos e que nunca interagem com determinadas páginas. Eles podem diminuir o alcance das suas publicações ou até aplicar punições. Vale a pena investir em tráfego pago para crescer naturalmente e sem riscos”, conclui.

 

Cinco dicas de marketing digital

  1. Defina quem é o seu público e seu objetivo
  2. Humanize o seu posicionamento: pessoas compram de pessoas
  3. Construa um mailing e gere relacionamento com essa audiência.
  4. Fuja de sites prontos
  5. Invista em múltiplos canais digitais