Europ Assistance apoia Instituto Remo, meu Rumo

Europ Assistance apoia Instituto Remo, meu Rumo

Em visita a Raia Olímpica da USP, empresa selou parceria com a ONG que visa a recuperação e inclusão de crianças PCDs por meio do remo

Na tarde desta quarta-feira, 13, a Revista Seguro Total foi uma das convidadas da Europ Assistance Brasil para conhecer o Instituto Remo, meu Rumo, localizado na Raia Olímpica, Cidade Universitária da USP. O projeto visa a recuperação e inclusão de crianças por meio da prática esportiva do remo e da canoagem. Este é o trabalho do ‘Instituto Remo, Meu Rumo’, ONG que conta com a chancela do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas e com o apoio do Centro de Práticas Esportivas da USP (CEPEUSP), da Europ Assistance Brasil e da CEABS Serviços por meio da lei de incentivo ao esporte. 

“Fundamental, vivemos em um país centralizado no futebol, quando falamos de remo as pessoas sempre conhecem um avô, um tio que remou. É um esporte de tradição, de história. No nosso projeto, a nossa equipe não conseguiria existir se não fosse o apoio corporativo, de grandes empresas”, diz Ricardo Marcondes Macéa, Diretor Executivo e Fundador. 

O projeto tem 10 anos de existência e trabalha a reabilitação por meio dos valores do esporte. “Tiramos as crianças das clínicas, trazemos para nossa sede na raia que foi construída com muito trabalho. Fazemos as crianças se reabilitarem, levantarem a cabeça, saírem da atmosfera do hospital, que emocionalmente é mais pesada, aqui elas vivenciam valores do esporte, tomam sol, vão na água, tem contato com a natureza”, relata Ricardo.

“Disciplina não é alguém dando ordem para você, é você organizar sua mochila na noite anterior para sair de casa às 7 horas da manhã”, explica. Cerca de 70% das pessoas que frequentam o Instituto Remo Meu Rumo têm deficiência, alunos sem deficiência também frequentam o projeto, “porque acreditamos que a inclusão começa dentro da instituição”, diz Ricardo.

“Participamos do projeto de lei de incentivo, e um deles é o incentivo ao esporte, nesse “garimpo” fomos apresentados ao “Remo, meu rumo”. Ficamos muito empolgados em poder ajudar crianças PCDs que tem dificuldades de locomoção na sua reabilitação, foi um projeto que tocou muito nosso coração, e queríamos realmente investir e dedicar nosso tempo”, conta Luciana Barbosa, gerente executiva de produtos e Marketing da Europ Assistance.