Tecnologia em gerenciamento de risco é tema principal do II Encontro do Fórum de GR

Tecnologia em gerenciamento de risco é tema principal do II Encontro do Fórum de GR

Evento marcou a liberação do uso de máscaras em locais fechados em São Paulo e por debates, networking e muito conhecimento

EXCLUSIVO – Aconteceu no dia 18 de março o II Encontro Presencial Fórum de GR, no Espaço GAP, em São Paulo. O evento aconteceu no ano passado de forma híbrida, e com a flexibilização dos encontros presenciais, os organizadores voltaram ao formato presencial. O dia ainda foi marcado pela liberação do uso de máscaras em locais fechados pelo Governo do Estado de São Paulo.

O Fórum de GR  reúne profissionais influentes da área de Gerenciamento de Riscos (dos mais variados players), exclusivamente para a troca de informações sobre gerenciamento de riscos, sinistros, logística, inovações, estudos, estatísticas, áreas de risco e demais informações e dados relevantes. O Fórum é composto por 4 grupos de whatsapp para trocas de informações e notícias do mercado.

Em 2019, o evento teve sua primeira edição, que tem como principal missão expandir o networking dos presentes. O evento contou ainda com palestras dos mais variados temas que contribuíram para a discussão do mercado de gerenciamento de riscos e todas suas vertentes. Para Leonardo Cerqueira Souza, um dos fundadores do Fórum de GR, o encontro superou as expectativas. “Já tínhamos uma expectativa alta desde o pré-evento por conta dessa demanda represada por conta da pandemia, mas o evento superou a nossa expectativa em relação ao público, aos conteúdos, à interação do pessoal, então a gente só tem agradecer a todos”, disse.

Fabricio Souza, José Francisco e Leonardo Souza

Por conta da pandemia e a incerteza das mudanças que viriam, o encontro precisou ser adiado. Em 2021, os organizadores decidiram realizar em formato híbrido, mas com foco no online. Fabricio Souza, um dos fundadores, disse que o principal desafio foi ter que remarcar o evento tantas vezes. “Tivemos que retroceder algumas vezes, os apoiadores, parceiros e o público foram compreensivos. E é um presente poder estar com todo mundo presente,  batendo papo, fazendo esse Network, que é o propósito do fórum”, ressaltou.

Fabricio ainda contou que a ideia é ter a presença das seguradoras nas próximas edições. “Já fizemos alguns convites, é um público que a gente espera também, é a nossa ideia falar para todos sobre gerenciamento de risco, ciber, operacional, todos são bem-vindos no fórum”, explicou. Leonardo disse que o mais importante é a experiência do evento, que vai além das palestras. “Mesmo crescendo o evento, queremos manter a qualidade e essa questão intimista, que é um evento de amigos, então se não está necessariamente os nossos amigos são os amigos dos nossos amigos. E esse é o mais gostoso da história, vira uma confraternização. Além de o cara ir para casa com aquele conteúdo que faz pensar, ele vai com aquela experiência de ter visto os amigos, ampliado o network. Então acho que a gente vive a expectativa de cada vez mais fomentar isso”, explicou.

 

Expositores

Marcos Paulo Silva, Sócio Diretor da W4 Consultoria

O II Encontro do Fórum de GR contou com alguns estandes de expositores. A Revista Seguro Total conversou com alguns referentes ao encontro e as expectativas para 2022. Marcos Paulo, diretor operacional da W4 consultoria, falou que a parceria com o Fórum visa contribuir com a iniciativa de debate acerca do mercado. “Para nós é uma iniciativa inovadora e só traz bons benefícios ao mercado de gerenciamento de riscos, segurança, Transportes e de Seguros. E também ter a oportunidade de rever amigos depois de tanto tempo longe e falar um pouquinho sobre algumas das novidades da W4”, contou.

A W4 Consulting é uma empresa de consultoria especializada em gestão de riscos que desenvolve projetos sob medida para as apólices de frota, transporte, property e meio ambiente. “Na gestão de segurança especializada hoje nós contamos com parceiros no Brasil todo para gestão de escolta armada, serviços de pronta-resposta, fiscal de rota e salvaguarda. E na regulação de sinistros temos atendimento com as principais companhias de seguros do Brasil”, explica Marcos Paulo.

Felipe Teixeira – Diretor de Operações do Grupo Invicta

O diretor de operações do Grupo Invicta, Felipe Teixeira, contou um pouco sobre a dinâmica da empresa. “Nós fornecemos uma gestão 360 da nossa operação. Todas as atividades demandadas pelos nossos clientes é levada para uma rodada de reuniões com todas as áreas da empresa, nós fazemos questão de envolver todos no processo com a finalidade de fornecer ao cliente uma operação mais personalizada possível”, explicou. O grupo Invicta especializou-se em atender Startup, fornecendo suporte para empresas do ramo de tecnologia.

A GuardCenter –  tecnologia em segurança virou a chave há cerca de dois anos. A empresa iniciou oferecendo gestão de segurança, especializada em gestão de escolta armada, pronta resposta, segurança patrimonial e eletrônica. Hoje a empresa é focada em tecnologia e gestão em segurança. Rômulo Maranhão, diretor comercial da empresa, falou mais sobre os processos e produtos da empresa. “A GuardCenter se inovou com relação aos processos. Hoje as empresas procuram facilidades no processo de solicitação, acompanhamento de escolta, planilha de medição, faturamento. No 2º semestre de 2021 lançamos um software de gestão em segurança na qual você tem um controle total das operações”, esclareceu.

A Brasil Risk é voltada para soluções logísticas em tecnologia e gerenciamento de riscos para prevenção de acidentes e roubo. “A ideia é entregar uma solução única para o cliente, sendo ele embarcador, transportador, tecnologias”, explicou Alexandre Camargo, Diretor de operações na Brasil Risk.

O Grupo Golden Sat é provedor de soluções em tecnologia para rastreamento e localização de bens e cargas. No II Encontro do Fórum de GR, o Grupo apresentou um novo conceito de transporte, com baús e carros blindados integrados a máxima tecnologia, equipamentos de radio frequencia, mdvr, toda a parte de roteirização, integração de sistemas e inteligência, tripla camada de aço, “é um cofre sobre rodas”, segundo o CEO Thiago Iuga. “Com muita alegria e sucesso, fazendo parte do evento e revendo amigos que a longo tempo não tínhamos o prazer de abraçar, por conta da pandemia. Quero parabenizar os organizadores do evento, a festa está linda, com pessoas que são termômetros do mercado e mais uma vez agradecer a oportunidade de colaborar com o Fórum de GR”, destacou.