Em um ano de grandes desafios e oportunidades para a economia, a Companhia investiu na realização de ações alinhadas com os compromissos ASG
O Relatório apresenta, pelo sétimo ano consecutivo, os indicadores de desempenho da companhia apurados de acordo com as normas da GRI, confirmando a sustentabilidade como um valor transversal na sua linha de negócios. O conteúdo traz informações relevantes sobre desempenho econômico, portfólio de produtos, relacionamento com clientes, gestão de pessoas e inovação, reafirmando sua posição pioneira no mercado: a Brasilcap foi a primeira empresa de capitalização a aderir aos Princípios da Sustentabilidade em Seguros (PSI), conjunto de recomendações promovido pela Iniciativa Financeira da Organização das Nações Unidas (Unep-FI da ONU).
Com o investimento em digitalização de produtos, processos e serviços, por meio da redução do uso de papel e de impressões, a Companhia diminuiu ainda mais a sua pegada ambiental, indicador que mede o uso de recursos e o impacto no meio ambiente associados às atividades de indivíduos e organizações. Quanto menor a pegada, menor o impacto. Um passo importante nesse sentido foi a mudança para a nova sede administrativa, quando a empresa transferiu suas instalações para o edifício Ventura, no Centro do Rio de Janeiro, equipado com modernos recursos para controle de impacto ambiental, eficiência na gestão energética, de resíduos sólidos e hídrica.
No aspecto social, o relatório destaca o fomento à educação financeira e o apoio a projetos de saúde, educação, esporte e cultura. O documento apresenta ainda a performance dos produtos da modalidade Filantropia Premiável (Doadin e Parcela Premiável), que viabiliza a doação de valores para instituições beneficentes e ONGs com projetos sociais. Em 2021, R$ 40,3 milhões do Parcela Premiável e do Doadin foram doados à Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), entidade que oferece assistência médico-terapêutica de excelência em ortopedia e reabilitação a pessoas com deficiência.
Em relação à governança, a empresa reafirmou suas práticas com foco no cliente, com ética e integridade na gestão de pessoas e governança corporativa. Em reconhecimento, conquistou pelo segundo ano seguido o Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente, no segmento Previdência e Capitalização. A Brasilcap também foi incluída, pelo quinto ano consecutivo, entre as melhores no segmento de capitalização na edição 2021 do ranking Estadão Empresas Mais, elaborado pelo jornal O Estado de S. Paulo. E pelo 11º ano consecutivo, foi eleita “Empresa Cidadã” pelo Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ), título dado a organizações que se destacam pela qualidade das informações contábeis e socioambientais publicadas em seus relatórios anuais.
“Além de apresentar o desempenho e os resultados do ano que passou, o Relatório também assinala a maturidade da cultura corporativa de uma empresa. Os nossos colaboradores passaram por uma imersão nos temas ASG durante 2021, em uma jornada para construir uma companhia mais resiliente e sustentável. Todos fomos desafiados por um cenário de pandemia de Covid-19, mas superamos e nos fortalecemos”, destaca o presidente da Brasilcap Nelson de Souza, para quem o último ano poderia ser resumido em três palavras: “retomada, transformação e esperança”.
A Brasilcap fechou 2021 com faturamento de R$ 4,3 bilhões e lucro líquido de R$ 3,5 milhões. As reservas técnicas da Companhia ficaram em R$ 7,9 bilhões, e os ativos totais chegaram a R$ 9,7 bilhões. O bom desempenho se refletiu nos prêmios distribuídos, que ajudaram a realizar os planos de vida de clientes em todo o Brasil. Em doze meses, foram entregues R$ 67 milhões para cerca de 16,1 mil títulos de capitalização contemplados.