Com a pandemia, expectativa de vida dos brasileiros cai

Com a pandemia, expectativa de vida dos brasileiros cai

Aumento do índice de mortalidade causado pela pandemia vem reduzindo expectativa de vida dos brasileiros

Pela primeira vez em quase 80 anos, o Brasil vem sofrendo uma queda na expectativa de vida da sua população. De 1940 até 2019, foi registrado um aumento ininterrupto, que alcançou a marca de 76,6 anos em 2019, mas que, a partir de 2020, começou a cair, devido à alta taxa de mortalidade da pandemia. Ainda que seja causado por um fator externo, que já está sendo controlado, na medida do possível, a maioria das baixas do Covid-19 se concentra na população idosa, o que acaba interferindo diretamente nas previsões de longevidade.

Acumulando mais de 664 mil mortes nos últimos dois anos, hoje a expectativa de vida do brasileiro caiu para 72,2 anos, o que também pode desacelerar o crescimento da população. Até 2019, as taxas de natalidade eram o fator mais preocupante em termos de crescimento populacional, já que o Brasil vem registrando uma queda constante no número de nascimentos nos últimos anos. Agora, a mortalidade passou a se destacar mais, então a alta de mortes, somada com a baixa natalidade, trará impactos significativos no futuro.

Entre 2010 e 2021, o número de idosos no Brasil aumentou em 11 milhões, e a expectativa é que, até 2060, três em cada 10 brasileiros estejam na terceira idade. Mesmo com a queda considerável na expectativa de vida, o quadro ainda é otimista e mostra que o país está progredindo no combate à pandemia, especialmente no que está relacionado à vacinação da população. Os números mostram que, se não fosse pelas vacinas, a mortalidade estaria em um nível muito mais crítico. Um estudo realizado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) aponta que as campanhas de vacinação salvaram mais de 40 mil vidas de idosos em apenas 14 semanas.

Grande parte da longevidade registrada nas últimas décadas se dá pelos avanços da ciência e da medicina, mas também pelas pessoas estarem mais propensas a adotar hábitos saudáveis em sua vida. Para envelhecer bem e com saúde, é necessária uma vida equilibrada que inclua a prática de exercícios físicos, entre vários tipos de treinos, alimentação saudável e atividades que façam bem para a mente. A pandemia foi um fator incontrolável que pegou todos de surpresa, mas a fórmula para uma vida longeva continua sendo a mesma.

Mesmo vivendo em uma realidade pandêmica mais controlada, não podemos nos esquecer de todos os cuidados necessários para continuar passando por isso com segurança. Em tempos como este, os cuidados com a saúde precisam ser prioridade.