Prudential do Brasil transforma a saúde de 65% dos colaboradores através de app

Prudential do Brasil transforma a saúde de 65% dos colaboradores através de app

Plataforma de bem-estar baseada em ciência comportamental já alcança mais da metade dos funcionários da empresa, estimulando hábitos saudáveis

Atrelada ao propósito de proteger vidas e atenta à harmonia entre os pilares de saúde mental, física e financeira, a Prudential trouxe com exclusividade ao Brasil o programa Prudential Vitality. Baseado em ciência comportamental e estudos clínicos, o programa estimula a adoção de hábitos saudáveis e de atividades físicas regulares. A novidade chegou em primeira mão para os mais de 800 funcionários da companhia em 2021. Agora, um ano depois, 65% dos funcionários que aderiram à plataforma continuam engajados e colhem os benefícios de uma vida com mais saúde, energia e disposição.

Por meio de smartwatches e aplicativos de smartphones, o programa é capaz de acessar informações sobre passos e batimentos cardíacos dos participantes, que recebem vouchers de descontos em apps de alimentação, transporte e música ao atingirem metas semanais personalizadas como forma de encorajar uma mudança comportamental positiva e permanente. Além disso, em um ano, já foram mais de 4,6 mil cupons resgatados pelos funcionários. Em termos de representatividade, são 56% de mulheres e 44% de homens engajados no programa. E, no geral, a diferença entre a idade real e a “Idade Vitality”, que é calculada com base na avaliação de saúde disponível no aplicativo, é de 38 versus 42 anos.

Com o Prudential Vitality, Bruno Arraes perdeu 15 quilos e passou a correr 8 km | Arquivo pessoal

O coordenador de Channel Marketing da seguradora, Bruno Arraes, é um dos colaboradores que contou com o Prudential Vitality para ganhar qualidade de vida e inserir de vez o autocuidado na rotina. Arraes conta que, desde a infância, sentia dificuldades para emagrecer, manter uma alimentação saudável e a regularidade na prática de exercícios físicos, mesmo sendo hipertenso e asmático. Depois de enfrentar dez dias de internação em UTI para se recuperar da Covid-19 e quatro meses para se restabelecer completamente dos impactos respiratórios da doença, o profissional, que pesava cem quilos na balança na época, se assustou ao receber resultados alarmantes dos seus principais exames de saúde:

“Percebi que estava fazendo tudo errado e que, se quisesse viver muito e viver bem, precisaria cuidar de mim! Então, procurei endocrinologista e nutricionista e iniciei a minha reeducação alimentar, para mudar o foco da comida na minha vida. Poucas semanas depois, comecei a usar o app Vitality para me forçar a dar pelo menos caminhadas leves de 30 minutos. Comecei a me empolgar ao ver a meta semanal batida e comprei um smartwatch para acompanhar batimentos cardíacos e verificar se a meta estava subindo”, conta Arraes.

Hoje, nove meses depois e quinze quilos a menos, o profissional já faz corridas regulares de oito quilômetros e pretende comemorar o próximo aniversário na prova de 10km da Maratona do Rio, em 19 de junho: “Comecei a caminhar por uma hora na pista; depois, por uma hora na areia. Até que passei a fazer corridas leves. Tudo impulsionado pela meta semanal do aplicativo e pelo resultado que estava vendo na balança, no espelho e nas minhas roupas. Acho que o maior segredo foi finalmente entender que qualquer coisa que eu fizesse, mesmo que aos poucos, era melhor do que não fazer nada. Comecei a me sentir mais jovem e feliz, com mais energia”.

 

Benefícios também para a sociedade

Gabriela Al-Cici, diretora de RH da Prudential do Brasil

Ao mesmo tempo em que colhem os frutos da mudança de hábitos, os colaboradores ainda ajudam em boas causas promovidas pela companhia. Em abril e julho de 2021, a Prudential realizou um desafio com os colaboradores para o cumprimento de duas metas de 3 mil pontos, que seriam convertidos em doações para instituições de ação social. Com o engajamento dos funcionários, as metas foram atingidas, e a ONG Uma Bola Causa e o Movimento União Rio receberam, cada uma, a doação de R$ 15 mil. De acordo com a diretora de RH da Prudential, Gabriela Al-Cici, ao buscar uma vida mais saudável, os colabores conseguiram transformar a rotina das equipes, impactar o dia a dia da empresa e ainda contribuir para projetos sociais.

“O Prudential Vitality teve um alto engajamento dos colaboradores da Prudential desde o seu lançamento, e com ele pudemos testemunhar mudanças de hábitos muito importantes, que impactaram inclusive suas famílias. Trabalhamos muitas campanhas de engajamento como a pontuação dos diversos times, além de uma corrida de pontos de toda a organização por um objetivo social. Esse tipo de animação traz muitos resultados e geram engajamento. Essa energia contagiante de práticas saudáveis e exercício regulares, também foi compartilhada entre os gestores, que não só participam, mas também encorajam seus times em um reconhecimento da importância desses hábitos”, comenta a executiva.

Sabrina Moreira, gerente de Controle e Qualidade da Prudential do Brasil, é uma das colaboradoras que mudou de estilo de vida ao lado do time. “Agora, aqui na companhia, minha equipe e eu temos mais coisas em comum. Compartilhamos fotos de treino, falamos dos exercícios que praticamos e ainda competimos para ver quem ganha mais recompensas. Assim, um incentiva o outro o tempo todo”, brinca Sabrina, que conseguiu estabelecer um compromisso de autocuidado por meio da plataforma: “A mudança de estilo de vida vem me fazendo muito bem. A minha pele, o meu corpo, o meu humor, a minha disposição, tudo vem se transformando. Hoje, me sinto mais feliz”.

 

Plataforma elegível para clientes em todo o país

Além de mudar a rotina dos colaboradores da Prudential do Brasil, o Prudential Vitality também está ajudando os segurados a adquirir e manter hábitos saudáveis. Em junho de 2021, o programa passou a ser oferecido como um benefício para clientes elegíveis. Atualmente, cerca de 45 mil clientes já utilizam a plataforma de bem-estar de maneira ativa.

“Estamos comprometidos com o bem-estar total dos nossos colaboradores e dos nossos segurados. Queremos proporcionar proteção financeira e ajudar nossos clientes a alcançar a qualidade de vida necessária para a longevidade”, destaca o presidente e CEO da Prudential do Brasil, David Legher.