Como a odontologia social pode devolver oportunidades aos pacientes

Como a odontologia social pode devolver oportunidades aos pacientes

Dentes bem-cuidados podem devolver a autoestima de uma pessoa

Mais do que um belo sorriso e hálito fresco, a saúde bucal diz respeito à saúde dos dentes, da boca e das estruturas craniofaciais, sendo vital para o bem-estar e a qualidade de vida de uma pessoa. Ela abrange uma série de condições, desde a cárie dentária até infecções graves, que podem ocasionar a perda de um ou mais dentes. Portanto, a saúde bucal deve fazer parte da rotina de cuidados de qualquer pessoa.

No Brasil, a saúde bucal tem índices alarmantes. De acordo com a última Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), menos da metade dos entrevistados foi a um dentista no ano anterior à data da entrevista. Além disso, 34 milhões de brasileiros maiores de idade perderam 13 dentes ou mais, e 14 milhões perderam todos eles.

Por meio do programa Brasil Sorridente e da Política Nacional de Saúde Bucal, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece acesso gratuito aos serviços odontológicos. Apesar dos esforços do poder público em melhorar as estatísticas sobre a saúde bucal, o que foi feito até agora não tem sido o suficiente. Em vista dessa situação, a odontologia social veio para ajudar a mudar esse cenário.

A odontologia social tem o objetivo de orientar a população sobre os devidos cuidados com a saúde bucal, agindo para prevenir doenças e infecções na cavidade oral, que podem prejudicar a saúde geral de um indivíduo e abalar a sua autoestima. Em especial a população de baixa renda, que tem dificuldade em acessar os serviços de um dentista, é beneficiada por essa iniciativa. Ainda segundo a PNS, apenas 36% dos entrevistados que foram ao dentista tinham renda menor que um quarto do salário mínimo.

Hoje, a odontologia social está presente na maioria das grades dos cursos de odontologia, associada a outras matérias, como Saúde Coletiva e Atenção Primária à Saúde. Na faculdade, os estudantes são convidados a participar de atividades de extensão que visam atender a comunidade externa, oferecendo serviços odontológicos básicos e promovendo orientação para o cuidado com a saúde bucal.

Um profissional da odontologia social atua principalmente em órgãos do governo e em Organizações Não-Governamentais (ONGs), em projetos voltados para a população mais carente. Também podem exercer suas funções no setor privado. De uma maneira ou de outra, a odontologia social tem tido um papel muito importante na superação das estatísticas alarmantes sobre saúde bucal no Brasil.

Dentes bem-cuidados e livres de cáries podem devolver a autoestima de uma pessoa. Os profissionais da odontologia, além de cuidarem da saúde bucal de seus pacientes, podem devolver-lhes a confiança na sua aparência.