Conheça as 5 melhores estratégia para atrair clientes

Meios digitais abriram novas possibilidades de comunicação com o cliente em potencial

Por não se tratar de um produto de necessidade básica, a venda de seguros é um negócio desafiador. Porém a mudança do mercado e a conversão da atenção para os meios digitais abriram novas possibilidades de comunicação com o cliente em potencial.

Dentro desse novo contexto, as técnicas de marketing digital se tornaram indispensáveis para empresas de seguros que querem atrair e fidelizar clientes.

Na matéria “Mercado de seguros cresce com estabilidade no Brasil” publicada pela Revista FORBES em julho de 2019, Limore Zilberman, consultora internacional e líder da área global de seguros da Russel Reynolds Associates afirma:

“O mercado de seguros moderno tem que marcar presença onde o consumidor está – e isso significa ser multiplataforma, com várias interfaces. Esse movimento está acontecendo com mais vigor nos Estados Unidos”, analisa. “Mas os consumidores do Brasil também querem essas mudanças”. Pensando nesse movimento, listamos as 5 melhores estratégias de Marketing digital para sua empresa de seguros atrair e fidelizar clientes:

Persona

Entenda quem seu público é.

Nesse segmento de negócios existem uma variedade de produtos específicos para uma variedade de público, podendo variar em até 4 gerações de clientes entre 20, 40, 60 e 80 anos por exemplo.

Definir a persona vai além das características demográficas que, embora muito importantes, expressam de forma rasa quem seu cliente verdadeiramente é.

Portanto, considere idade, profissão, gênero, estado civil, nível de escolaridade. E também a história de vida, as preocupações, os desafios, os objetivos e motivações. Dessa forma, tanto o conteúdo, quanto às ofertas produzidas serão personalizadas e vão se comunicar de forma mais eficiente.

Comunicação multiplataforma

Parafraseando Zilberman: “O mercado de seguros moderno tem que marcar presença onde o consumidor está”.

A sua comunicação precisa ser dinâmica, interativa e democrática. As redes sociais permitem que a sua marca seja trabalhada amplamente, divulgando, vendendo, engajando, provocando interações… Tudo isso no mesmo lugar e de forma mensurável.

Produzir um site também é fundamental para consolidar a sua marca com seriedade e abrir mais um canal de comunicação com o público. Juntamente com um blog corporativo que se tornou uma oportunidade para as empresas alimentarem seu público e atrair possíveis clientes

A partir da identificação das suas personas, crie o perfil da sua empresa nas redes mais utilizadas pelo seu público. Crie seu site juntamente com o blog corporativo. E comece a desenvolver um relacionamento com o seu potencial cliente.

Inbound Marketing e conteúdo de qualidade

O Inbound Marketing é uma estratégia para criar um material relevante e disponibilizá-lo de modo a atrair o público até você. Essa técnica envolve o blog corporativo, sobre o qual falamos anteriormente, onde você pode publicar conteúdo esclarecendo dúvidas comuns entre o seu público e ao mesmo tempo promover os seus produtos.

O conteúdo produzido deve levar em consideração a sua persona e o que ela quer saber. Além disso, utilize técnicas de SEO (Otimização para motores de busca), o que pode ajudá-lo a ganhar os primeiros lugares no ranking do Google com mídia orgânica.

É importante que esse conteúdo seja construído de modo a contribuir com o seu posicionamento no Google. Ou seja, de modo a manter o seu material nos primeiros resultados do buscador quando um cliente em potencial fizer uma pesquisa relacionada ao seu negócio.

Utilize Mídia Paga

Em meio a tanta concorrência, combinar estratégias de divulgação como a mídia orgânica e mídia paga, é uma boa opção para promover o seu negócio.

Existem várias plataformas disponíveis como:

  • Google Ads para realizar anúncios publicitários
  • Facebook Ads para realizar campanhas segmentadas dentro da rede social
  • Instagram patrocinando o seu perfil também de forma segmentada.

Funil de vendas e a jornada de compra

Funil de vendas é um processo estratégico que tem como objetivo dar suporte a jornada de compra do cliente, levando em consideração 4 fases que representam o percurso do cliente até a compra:

  • visitantes
  • leads
  • clientes.
  • Essa jornada de compra é dividida nas seguintes fases:
  • Descoberta
  • Aprendizado
  • Reconhecimento do problema
  • Consideração da solução e
  • Decisão de compra.
  • E o público com que você se comunica, pode estar em qualquer uma delas.

Assim, esse modelo vai auxiliá-lo na organização do conteúdo que deve ser desenvolvido de maneira a oferecer exatamente o que precisam em cada fase para a tomada de decisão.

Visitantes

Suponhamos que uma pessoa pesquisou no Google por curiosidade: “Qual o valor de um seguro de vida?”.

E que você siga todas as dicas que listamos aqui- é o primeiro resultado da busca a partir do artigo publicado em seu blog corporativo: “Tudo o que você precisa saber sobre seguro de vida”. Até então esse visitante não sabia muito a respeito do tema. E, portanto, também não havia desenvolvido necessidade pelo produto. Um conteúdo voltado para visitantes deve despertar essa consciência.

Leads ou possível cliente

Ao contrário do visitante, o cliente realizou uma pesquisa no Google com intencionalidade, ele reconhece uma necessidade e busca resolvê-la, porém, ainda não sabe como fazer isso. Nessa fase o conteúdo ofertado deve amadurecer a carência do potencial cliente, com dicas e possibilidades.

Oportunidades

Agora seu possível cliente está mais do que convencido de que existe um problema a ser resolvido, você estabeleceu uma relação sólida e de confiança.

Vendas

O cliente está pronto para ser abordado pela sua equipe de vendas!

Faça uma pesquisa entre os seus concorrentes. Entenda como eles se posicionam digitalmente e desenvolvam suas estratégias com base nas nossas dicas.

Uma boa estratégia de marketing para atrair clientes é personalizada, de qualidade e utiliza recursos tecnológicos. Dessa forma seus esforços serão otimizados, alavancando seu negócio.

Essas foram as nossas dicas para ajudá-lo a começar a sua estratégia de Marketing para sua empresa de seguros.

Esperamos que através dele, tenhamos sanado todas as suas dúvidas.