Para Diogo Hartmann, o telefone segue como um grande aliado para a captação e conversão de clientes
Ainda que a transformação digital tenha revolucionado a forma como as vendas são feitas, o telefone continua sendo um grande aliado para as funções de captação e conversão de clientes. Isso porque a ferramenta consegue aproximar clientes e empresas, passando mais credibilidade e confiança para quem está do outro lado da ligação.
“Engana-se quem pensa que o telefone está com os dias contados ou que esse meio de comunicação já se tornou ultrapassado para os processos de vendas. Afinal, o contato por voz é um grande diferencial para conseguir vender, pois ele estabelece uma relação de proximidade com o cliente e faz com que ele se sinta mais confiante no negócio”, explica Diogo Hartmann, CEO e fundador da 3C Plus, plataforma 100% em nuvem focada na otimização e automatização da operação de call centers.
Pensando nisso, o CEO elenca 5 dicas infalíveis para vender mais por telefone. São elas:
1) Conheça o seu potencial cliente: Independente do tamanho da sua operação, conhecer o perfil do cliente é fundamental, pois isso irá ajudá-lo tanto na prospecção quanto no fechamento do negócio. “Antes de fazer a abordagem por telefone, é importante entender se o seu produto ou serviço vai solucionar a dor daquela pessoa”, comenta Hartmann.
2) Discador automático: Invista em tecnologias que contribuam para o bom funcionamento da operação. Com um discador automático, o operador estará focado no que realmente importa, isto é, na realização da melhor abordagem. “Além do tempo otimizado com as discagens automáticas, seu operador ficará menos ocioso, sem perder tempo com atividades que não geram resultados para a sua operação, como ficar procurando novos contatos na lista para começar a atividade. Essa solução irá aumentar o volume de ligações realizadas, impactando diretamente no seu índice de vendas sem precisar aumentar o tamanho da equipe”, argumenta o CEO.
3) Abordagem humanizada: Estabelecer um vínculo com o cliente ao oferecer um atendimento humanizado é extremamente importante. Afinal, o objetivo é gerar confiança para que a pessoa do outro lado da linha sinta-se à vontade para falar com o seu operador e ter a melhor impressão nesse contato, de modo natural e leve.
4) Script de vendas: “Ter em mãos um roteiro de argumentação é essencial para vender mais por telefone. Isso ajuda a melhorar o direcionamento durante a prospecção com o cliente, além de melhorar a assertividade do operador”, garante Hartmann.
5) Tom de voz: Um tom de voz robótico ou que transpareça pouco envolvimento atrapalha a experiência de compra. Portanto, lembre-se de utilizar sempre um tom de voz agradável e positivo, respondendo da melhor maneira todas as indagações do cliente.