É importante ficar atento à maneira de dirigir, além de manter a conservação do automóvel para ter um bom consumo de combustível
A instabilidade no cenário macroeconômico brasileiro tem causado diversas consequências ao consumidor, incluindo a constante alta no preço dos combustíveis. Portanto, é importante que os motoristas e proprietários de automóveis se atentem a algumas dicas para reduzir o consumo de combustível no dia a dia. Para apoiar os motoristas, a Santander Auto traz um guia com dicas relacionadas ao jeito de dirigir que podem ser úteis, contribuindo para obter uma economia no bolso.
“Oferecemos aos nossos clientes muito mais do que o seguro auto, temos uma preocupação em sermos parceiros, orientando sempre sobre os benefícios que o consumidor pode ter no dia a dia, com iniciativas que independem do seguro auto. Por isso, resolvemos criar o guia com dicas para ajudar os clientes na economia de combustível, uma vez que vivemos um período de grandes altas nos preços e que impactam diretamente no bolso de cada um”, explica Cintia Batistim, gerente de Produtos da Santander Auto.
Confira as dicas:
– Mantenha a calibragem dos pneus em dia: quando o pneu está murcho, há mais atrito com o piso e maior esforço do motor.
– Verifique o filtro de ar, velas e alinhamento do carro: o filtro de ar sujo reduz a admissão de ar no motor, fazendo-o gastar mais energia. Por isso, fique atento ao prazo de troca indicado no manual do fabricante.
– Velas de ignição: elas fornecem a faísca necessária para o início da combustão. Esta, por sua vez, fornece a energia para mover o carro. Com o tempo de uso do carro, a faísca pode perder intensidade e começar a deixar de queimar parte do combustível. Em virtude disso, há o aumento do consumo de combustível e a redução da potência do motor. O indicado é seguir a manutenção de acordo com as orientações do manual do fabricante.
– Alinhamento: é importante realizar o alinhamento da direção a cada 10 mil quilômetros ou quando o motorista perceber qualquer anomalia, seguindo o que recomenda o fabricante. As rodas desalinhadas elevam o atrito do carro e aumentam o consumo de combustível.
– Peso desnecessário: quanto mais pesado o carro estiver, mais esforço o motor precisará fazer. Diante disso, o indicado é realizar uma limpeza no veículo, retirando os itens desnecessários para economizar combustível ao dirigir.
– Mantenha acelerações graduais: a troca de marchas deve ser feita no tempo certo, pois quanto maior o giro do motor, mais combustível ele consome. Dirija sempre com cautela e atenção, evitando as freadas bruscas, que também impactam no aumento do consumo de combustível.
– Evite janelas abertas em alta velocidade: a corrente de ar que entra no carro aumenta a resistência aerodinâmica e eleva o consumo de combustível. Por outro lado, não abuse do ar-condicionado, pois ele também contribui para elevar o consumo de combustível.
– Abasteça com combustível de boa procedência: Cuidado! O barato pode sair caro. Faça uma pesquisa e abasteça somente em postos de confiança, pois combustível adulterado queima muito mais rápido e pode comprometer componentes do motor, acarretando prejuízo para o proprietário do automóvel.