Semana do Open Insurance promove discussões sobre o futuro do setor de seguros

Semana do Open Insurance promove discussões sobre o futuro do setor de seguros

Encontros virtuais e gratuitos acontecem entre os dias 22 e 24 de junho e abordam a transformação do setor de seguros


A Zappts, empresa de tecnologia focada em desenvolver soluções digitais para grandes marcas, realiza dos dias 22 a 24 de junho, a semana do Open Insurance. Serão três dias de encontros virtuais e gratuitos com a participação de especialistas do mercado de tecnologia e de seguros.

O evento abordará por meio de painéis, os desafios regulatórios e as oportunidades de mercado que a exigência do Open Insurance trás para o Brasil. O novo sistema padroniza o compartilhamento de dados e serviços de seguros por meio da abertura e integração de sistemas, processo similar ao que ocorreu no Open Banking, em que os usuários passaram a ter a possibilidade de compartilhar seus dados financeiros entre diversas instituições.

Esta mudança promete transformar o futuro do mercado de seguros no país, dando aos consumidores novas possibilidades de escolha neste segmento.

“O compartilhamento de dados em diversos setores, como os bancos já fazem, é o futuro do mercado, a tendência é que mais setores façam uso desse mecanismo, com a finalidade de construir um leque de opções muito maior para os consumidores e um mercado mais competitivo.” explica Iza Thereza Neves, especialista de produto open insurance da Zappts.

22/06 às 17h – Painel regulatório: status atual do Open Insurance, prazos e preparação

O primeiro dia de evento se concentra no atual andamento da implementação do Open Insurance no país, que, segundo a SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) é dividido em três fases: open data, compartilhamento de dados pessoais e serviços. Até setembro, o open data irá filtrar o compartilhamento de dados públicos das seguradoras, como canais de atendimento e produtos disponíveis para os clientes.

O painel conta com a mediação do CEO da Zappts, Rafael Tiba e a presença de Iza Thereza, especialista em produtos Open Insurance da empresa , e do participante Richard Hessler, CEO da Atende Seguros.

23/06 às 17h – Painel solução de mercado: sua empresa está pronta para o Open Insurance? Aspectos tecnológicos e de competitividade

No segundo dia de encontros, o tema será discutido sob a ótica do mercado, abordando as mudanças provocadas pela chegada do Open Insurance no país. O painel trará a discussão sobre as preparações tecnológicas e os aspectos de competitividade que as empresas devem estar atentas para o cumprimento da exigência de compartilhamento de dados provocada pelo Open Insurance. Além disso, o encontro contará com uma breve apresentação da solução digital de Open Insurance desenvolvida pela Zappts.

Rafael Tiba será o mediador do painel, que conta com a participação de Iza Thereza e Daniel Rodrigues, Sales Manager e Especialista em Open Insurance na Sensedia, principal player de API Management no mundo, reconhecida como Visionary pela Gartner e Strong Performer e Leader pela Forrest

24/06 às 14h – Painel de demonstração – Lançamento do produto Open Insurance da Zappts

Para encerrar a semana de eventos, o último encontro terá como enfoque o mapeamento da experiência digital dos usuários de seguro, havendo o lançamento da solução de Open Insurance desenvolvida pela Zappts. Roque Sales, Head de Design da Zappts irá mediar o debate que conta com a participação de Iza Thereza e Vanessa Oliveira, UX Designer da Zappts.

As vagas para participar do evento são limitadas, e ao final da semana será disponibilizado um certificado de participação, que estará disponível para aqueles que se inscreveram com antecedência pelo link.