Terceirização segura: ao que se atentar na hora da contratação para não ter prejuízo

Terceirização segura: ao que se atentar na hora da contratação para não ter prejuízo

Já passou por experiências ruins com empresas terceirizadas? Embale nessas dicas para sentir-se mais confiante no momento da contratação

A terceirização de serviços traz vantagens para a empresa contratante, seja por meio da redução de custos com máxima eficiência, isenção de questões jurídicas e possíveis problemas trabalhistas, entre outros. Mas optar por terceirizar atividades só será vantajoso se tomarmos alguns cuidados no momento da contratação. Separamos as principais dicas para você se atentar na escolha das prestadoras de tais serviços.

 

Busque empresas qualificadas

A escolha da empresa ou equipe de profissionais precisa ser feita com bastante cuidado e rigor. Aconselha-se pesquisar e buscar referências com empresas ou pessoas que já tenham experimentado o tipo de serviço. Dê preferência às empresas cuja saúde financeira e os processos internos sejam transparentes.

 

Desconfie de preços muito acessíveis

Valor baixo pode interferir na qualidade do serviço. Nesta ocasião, relacionamento com o cliente, pagamentos em dia, qualidade dos equipamentos e dos profissionais, devem ser observados. Dê preferência a empresas que cobrem a mesma média de valor para o mesmo modelo de trabalho.

 

Atente-se ao detalhamento do contrato

Ao contratar uma empresa prestadora de serviços, é necessário que todos os termos acordados entre as partes estejam detalhados no contrato. Caso este contrato beneficie mais uma parte, que as outras duas, os funcionários podem sair insatisfeitos e gerar prejuízo aos contratantes.

Nesta etapa é importante observar a identificação das partes envolvidas – contratante, prestadora de serviços e funcionários -, definir o objeto em questão e as obrigações das partes envolvidas, estabelecer prazos para a execução dos serviços e informações sobre os pagamentos, além dos serviços a serem prestados e por fim, os termos de rescisão contratual e litígio.

 

Realize o gerenciamento

O gerenciamento dos funcionários é importante para garantir a qualidade do serviço prestado. No entanto, em casos de colaboradores terceirizados, a tomadora de serviços é proibida por lei de exercer o trabalho de gerenciamento, ficando a cargo da contratante.

Dessa forma, o indicado é, primeiramente, realizar a integração dos terceirizados com os funcionários efetivos, para criar um ambiente confortável em sua empresa. O segundo passo é definir metas, tanto na quantidade quanto na qualidade do serviço a ser prestado, sempre seguindo à risca o contrato firmado.

Caso você siga cada um dos passos mencionados acima, dificilmente sofrerá prejuízos no processo. Seja na terceirização de frotas, contabilidade, armazenamento de produtos, serviços administrativos, limpeza, segurança, ou quaisquer outras atividades encomendadas para otimizar o tempo e os custos da sua empresa.