Documentos históricos MAG estão agora nas plataformas WikiMedia

Documentos históricos MAG estão agora nas plataformas WikiMedia

 A MAG Seguros acaba de lançar em parceria com a Wikimedia – o 7º website mais acessado do mundo, com 5.3 bilhões de acessos por mês – a GLAM (da sigla Galerias, Bibliotecas, Arquivos e Museus, em inglês) da seguradora, fundada em 1835. A ação segue os exemplos do Arquivo Nacional, Museu Paulista da USP, Museu Nacional, Museu Casa de Rui Barbosa e Instituto Moreira Salles, no Brasil, e Museo Picasso, British Museum, British Library, Smithsonian Institution e National Archives and Records Administration (Arquivo Nacional dos Estados Unidos), no exterior, para preservar documentos históricos.

O projeto GLAM é um movimento global de abertura de acervos que pretende estimular a difusão de conteúdos de relevância educacional. Por isso, torna-se então disponível no ambiente online parte do acervo histórico da antiga Montepio Geral de Economia dos Servidores do Estado, primeira instituição oficial de previdência social no Brasil, criada em 10 de janeiro de 1835 por um decreto da Regência Trina (que governava em nome do menino Pedro de Alcântara, sucessor de D. Pedro I). A coleção, agora acessível a todos os internautas, retrata a criação e o desenvolvimento da previdência privada no Brasil entre os anos de 1835 e 1977.

A expectativa é que, disponibilizadas em plataformas virtuais, as Atas Históricas da MAG – reconhecidas pela UNESCO como patrimônio Documental da Humanidade – atinjam milhões de pessoas. Para se estimar o volume de consultas públicas que a documentação da MAG pode alcançar, a GLAM do Arquivo Nacional tem uma média mensal superior a 11 milhões de visualizações.

Todas as plataformas Wiki podem ser utilizadas pela MAG, mas as principais são: a Wikipedia (enciclopédia digital mundial), Wiki Commons (repositório de imagens) e Wikidata (repositório de Dados Estruturados).