No período pós-pandemia, com o avanço da transformação digital, o mercado de seguros adotou novas tecnologias e continua buscando melhorar processos, garantindo que a inovação esteja presente no dia a dia das empresas.Esse foi o tema do painel “Startups, investimentos e iniciativas de seguradoras e players do mercado incentivando a inovação”, com a participação de Renata Loyola, superintendente de Gestão da Inovação da MAG Seguros MAG; Leandro Leite, diretor executivo da WizConcept; e moderada por Thiago Soares, Adviser Latam da Stere.io, apresentado durante a Insurtech Brasil 2022, que discutiu a importância da inovação no setor.
Afetando tanto clientes como o público interno da empresa, segundo os palestrantes, parcerias entre entidades de diferentes setores ajudam nessa estratégia. Como exemplo apresentado, a MAG Seguros convida, em parceria com a PUC-Rio e o IRB Brasil RE, alunos de graduação das instituições, de qualquer parte do país, para criar soluções criativas e inovadoras para o mercado. “Acreditamos que ninguém inova sozinho. Nós, como grandes empresas do setor, devemos fomentar a inovação do nosso ecossistema nacional para o mercado de seguros”, falou Renata, em sua apresentação, sobre o valor de um olhar de fora.
Renata ressaltou ainda que, para que essa estratégia funcione, é importante que as equipes tenham um DNA inovador, principalmente no topo. “Precisamos que a diretoria das seguradoras entenda a necessidade de investir em inovação, se conectando cada vez mais com esse ecossistema e firmando parcerias com startups para que a empresa possa beber inovação da fonte”, comentou.
Vale destacar que, em maio, a seguradora – que é a mais longeva do país com 187 anos – realizou um hackathon com 72 colaboradores selecionados da matriz e unidades de negócio com o objetivo de propor e desenvolver soluções que gerassem valor e impactem de forma positiva os clientes, corretores e parceiros da seguradora em 44 horas.