CSP-MG: crescimento do mercado de Pessoas passa pela capacitação dos profissionais

Durante o VII Workshop Conhecer para Proteger, realizado ontem, 26, pelo Clube de Seguros de Pessoas de Minas Gerais (CSP-MG), as beneméritas Escola de Negócios e Seguros (ENS), Asseg Assessoria de Seguros e Prudential do Brasil conversaram com os corretores sobre as oportunidades do mercado de seguro de Vida.

O debate também foi pautado pela necessidade de qualificação dos profissionais da área. Na abertura, o presidente do CSP-MG, João Paulo Moreira de Mello, reforçou que o principal objetivo da instituição é contribuir para o crescimento do mercado de seguros de Pessoas. “Para que o setor se desenvolva e aumente a proteção da sociedade, é preciso capacitar os agentes que nele atuam”.

As apresentações começaram pela coordenadora regional da ENS, Nivea Barros. Segundo ela, a Escola oferece mais de 540 cursos, entre eles habilitação de corretores (preparatório para o exame), graduações e MBAs, programas especiais de capacitação e cursos livres.”Nossa missão é promover uma educação transformadora, que contribua para o desenvolvimento de profissionais capacitados a atuar em diversas áreas de negócios, com ênfase no estímulo e disseminação da cultura de seguros”, afirmou.

A executiva anunciou novidades como o Programa Speed Training, que apresenta conteúdos de forma rápida para suprir necessidades pontuais. O curso “Educando Clientes para Mais e Melhores Vendas” é um exemplo dessa capacitação on-line com duração de duas horas.

O Programa Identificando Potenciais (PIP) foi lançado recentemente. Segundo a coordenadora, trata-se de uma solução da ENS para facilitar o recrutamento, contratação e treinamento de pessoal pelo mercado de seguros (corretoras, seguradoras e assessorias). “É um programa de identificação dos alunos de maior potencial para acelerar seu aprendizado e ingresso no mercado de trabalho via ações nos moldes de programas de trainee desenvolvidos em parceria com a ENS”.

O curso preparatório para certificação de Agentes Autônomos de Investimentos (AAI) foi apontado pela coordenadora como uma “excelente oportunidade para o corretor ampliar sua atuação no mercado e, também, o portfólio de trabalho”.Nivea enfatizou ainda o convênio com o CSP-MG que concede bolsas de estudos aos associados, dirigentes, sócios e funcionários das beneméritas do Clube. São oferecidos 20% de desconto sobre o valor da mensalidade nos cursos de graduação, MBA, pós-graduação e 10% nos cursos de extensão.

A sócia-diretora da Asseg Assessoria de Seguros, Carolina Reis, apresentou-se em seguida. Ela ressaltou que a empresa é parceira de grandes seguradoras e assessora corretores em diversos ramos, inclusive na área de Benefícios.”Estamos preparados para apoiar o corretor do início ao fim da operação com agilidade e excelência na prestação de serviços”, pontuou. A executiva deu uma dica aos corretores que querem obter sucesso no ramo de Vida. “É preciso que o corretor faça o crosseling na sua carteira. Na Asseg nós ajudamos o corretor a fazer essa gestão, fomentando novos negócios para que ele obtenha êxito com a comercialização dos produtos de seguros de Pessoas”.

Pela Prudential do Brasil, quem falou foi o gerente de Parcerias Comerciais, Renato Gonçalves Ferreira. O executivo lembrou que a companhia foi fundada há 147 anos, nos EUA, e atua exclusivamente com seguro de vida. No Brasil, a seguradora opera há 24 anos e detém hoje 25% do marketshare.”Iniciamos a operação no Brasil com o canal de franqueados, os lifeplanners, que atuam com seguro de vida individual. A partir de 2017, com a aquisição da carteira de Vida em Grupo de outra seguradora, ingressamos com força total no seguro de vida empresarial. Hoje oferecemos diversas soluções de proteção corporativa, como o VG Express PME (a partir de duas vidas), AP Eventos, Seguro Viagem com coberturas tanto no Brasil quanto no exterior”, citou.

De acordo com o executivo, a companhia possui diferenciais que são atrativos para o corretor. “Realizamos o pagamento das indenizações em até três dias, assim que toda documentação for entregue pelo cliente. Quando há quitação da primeira parcela do seguro pelo beneficiário, soma-se a comissão e o agenciamento. Nosso portal do corretor disponibiliza diversas ferramentas que facilitam a vida do parceiro. É possível, por exemplo, emitir automaticamente a apólice em poucos cliques”, listou.Renato destacou ainda o compromisso do atendimento comercial diferenciado da Prudential, tanto pela equipe como pelas assessorias parceiras.

Após cada explanação, os participantes puderam enviar perguntas aos convidados. A mediação foi feita pelo consultor e diretor do CSP-MG, Maurício Tadeu Barros Morais.O público presente ainda participou do sorteio de vários brindes ofertados pela Escola de Negócios e Seguros e pela Prudential. O evento contou com a presença de corretores, representantes de seguradoras e assessorias. Na foto, Maurício Tadeu Morais (consultor e diretor do CSP-MG), João Paulo Mello (presidente do Clube), Nivea Barros (coordenadora regional da ENS) e Renato Gonçalves Ferreira (gerente de Parcerias Comerciais da Prudential).