No mês do combate ao colesterol, hábitos saudáveis previnem doenças

O Dia Mundial de Combate ao Colesterol, celebrado em 8 de agosto, foi criado para estimular a conscientização e a prevenção de doenças cardiovasculares. Segundo estimativa da Sociedade Brasileira de Cardiologia, 40% da população têm colesterol elevado. Consumo de gordura saturada em excesso, obesidade, sedentarismo, estresse, hereditariedade e uso indiscriminado de fumo e bebida alcóolica são os principais fatores de risco para o aumento das taxas e, consequentemente, o surgimento de doenças coronárias, derrame, obstrução da retina e trombose.

Para o doutor Luís Henrique de Almeida Gonzaga, médico da unidade Botafogo (RJ) da rede Meu Doutor Novamed, o estilo de vida saudável é a melhor forma de prevenção. “Uma dieta balanceada, prática de atividade física e redução da ingestão de álcool minimizam consideravelmente o risco de doenças acarretadas pelo colesterol alto. Por ser silenciosa, a alteração dos níveis não apresenta sintomas prévios e o tratamento pode acabar sendo tardio”, explica.

O colesterol é uma biomolécula importante para a formação de diversas substâncias do corpo, como os hormônios, os sais biliares e a vitamina D. “O colesterol é uma matéria-prima para o funcionamento adequado do organismo. Com a realização de exames de rotina, podemos identificar fatores de risco e fazer o devido acompanhamento”, comenta Luís Henrique.