Aumenta o número de mulheres em posições de liderança no mercado

As mulheres estão cada vez ocupando mais espaços profissionais. De acordo com um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2019, quase 40% das posições gerenciais no país são ocupadas por mulheres. São diversas áreas que contam com um número expressivo de mulheres.

Uma pesquisa realizada pela Escola Nacional de Seguros (ENS), que levou em conta quase 30 mil funcionários de mais de 20 companhias, por volta de 25% de cargos executivos de seguradoras são de mulheres. As mulheres já eram quase metade em cargos gerenciais, e agora alcançaram novos patamares.

São diversos os cargos no setor de seguros em que as mulheres conquistam espaço, como no comitê de auditoria, no conselho de administração, no conselho fiscal, na diretoria, na vice-presidência e na presidência. Os cargos executivos são diversos, e as mulheres visam cada vez mais ocupar essas cadeiras.

A intenção é que as mulheres ocupem ainda mais espaço nesse segmento. Os dados apontam que 60% das executivas da área acreditam que a situação está melhor no momento ou até muito melhor, comparada aos anos anteriores. Esse otimismo vai se transformando em números reais que se consolidam a cada dia.

O salário das mulheres, no entanto, é 70% menor do que o dos homens. Porém, esse cenário deve mudar com o tempo. Há um movimento global para a equidade salarial entre homens e mulheres, e que não deve ficar de fora da área de seguros.

No âmbito internacional, um levantamento do SheForShield apontou que os prêmios de seguros para mulheres no mundo todo em 2017 somaram quase US$ 800 bilhões. O aumento da renda das mulheres na área em um período de cinco anos foi de quase 26%.

 

A importância igualdade de gênero no mercado geral

A presença feminina está aumentando também em outras áreas, como na advocacia, com muitas delas procurando um bom curso dedireito. Muitas delas alcançam cargos de liderança em seu campo de atuação. A Deloitte realizou a pesquisa Women in theBoardroom, na qual aponta que os países com maior porcentagem de mulheres em seus conselhos são França, Noruega, Suécia, Itália e Bélgica.

A liderança feminina é de extrema importância dentro de uma empresa e pode colaborar para a igualdade de gênero de toda a sociedade. Mulheres comumente apresentam qualidades que contribuem para o sucesso da empresa, com empatia, resiliência e flexibilidade.

Muitas empresas já perceberam o valor de ter profissionais do sexo feminino em posições de liderança e até estabeleceram iniciativas para contar com mais mulheres em seus cargos. Os processos seletivos estão cada vez mais equilibrados quanto ao gênero, e existem programas dentro das empresas para a mentoria de mulheres para que ocupem cargos dominados pelos homens. As políticas corporativas se fazem cada vez mais importantes para dar espaço para as mulheres.

As mulheres que não encontram espaço para crescer nas empresas que trabalham acabam encontrando outras soluções, como abrir seu próprio negócio. O número de mulheres empreendedoras também vem crescendo. Elas têm consolidado muitos negócios no Brasil e no mundo, nas mais diversas áreas. (Foto: Divulgação istock)