Itaú Unibanco promove campanha para prevenção a fraudes e golpes bancários

Itaú Unibanco iniciou uma campanha nos principais canais de televisão para alertar a população sobre como se prevenir e não cair em golpes e fraudes bancárias. Ao todo, serão veiculados três filmes, assinados pela agência África, que retratam situações cotidianas sobre o tema e têm como objetivo educar as pessoas para que elas se protejam e se tornem aliadas no combate a esses crimes. Esta é mais uma iniciativa do banco que reforça o seu compromisso de estar ao lado dos clientes.

A iniciativa pretende também chamar atenção para o fato de que os diversos tipos de golpes e fraudes acontecem com pessoas de todas as idades e com todo tipo de entendimento sobre tecnologia. “Atualmente, os golpes e fraudes não estão relacionados com a idade ou o nível de conhecimento em tecnologia da pessoa, e muito menos com a proteção do sistema. Na verdade, os criminosos se especializam, cada dia mais, em maneiras de convencer o cliente a compartilhar voluntariamente dados sensíveis ou realizar uma transação indevida, que, por fim, geram grande prejuízo financeiro”, comenta Adriano Volpini, diretor de Segurança Corporativa do Itaú Unibanco.

De acordo com pesquisa da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), três em cada dez brasileiros já foram vítimas de golpes ou tentativas de fraudes.A engenharia social dos criminosos está cada dia mais complexa. Só em maio de 2022, 331 mil pessoas foram vítimas de tentativas de fraude no Brasil, de acordo com o Indicador Serasa Experian que mapeia essas ações. O número representa uma tentativa a cada oito segundos.

Estudos da Febraban mostram que 70% dos casos acontecem por meio da engenharia social, ou seja, manipulação comportamental e psicológica da vítima pelo criminoso. São muitas as modalidades de golpes desta e de outras naturezas, atingindo pessoas de diferentes faixas etárias e contextos sociais. E isso tudo dentro de um cenário complexo que pode facilitar a ação dos criminosos: a falta de tempo das pessoas, o que acarreta distração e dispersão, junto a uma crença de que a situação acontece sempre com terceiros.

“Usamos as mais sofisticadas ferramentas para proteção contra golpes e fraudes. Porém, é o trabalho em parceria com nossos clientes que faz a maior diferença nessa batalha – por isso dizemos na campanha que ‘juntos protegemos em dobro’. Queremos empoderar nossos clientes e a sociedade como um todo a partir de conteúdos didáticos que realmente sejam compreendidos e mudem atitudes muitas vezes simples”, afirma Eduardo Tracanella, diretor de Marketing do Itaú Unibanco.Em um estudo feito pelo Radar Febraban de junho de 2022, 90% das pessoas entrevistadas pela pesquisa consideraram importante a disseminação de materiais sobre prevenção a golpes e fraudes bancárias. Trata-se de uma “indústria” que se sofistica dia a dia, aliando estratégias de persuasão à tecnologia.

“A campanha do Itaú Unibanco busca informar e ajudar as pessoas a se protegerem desse tipo de crime. Não se trata de propaganda, mas sim de uma plataforma contínua de conteúdos tutoriais do banco, com linguagem acessível aos mais diversos públicos, sejam eles clientes ou não. Nosso compromisso, como marca líder, é o de liderar pautas importantes para a sociedade”, conclui Tracanella.Os vídeos da campanha e todas as dicas de proteção contra golpes e fraudes estão disponíveis em uma seção específica sobre o tema no site do Itaú Unibanco.