Fundación Mapfre realiza 2ª edição da campanha ‘Grau na Segurança’

Com mais de 30 anos de investimento em torno da formação do cidadão e da segurança viária, a FundaciónMapfre lança, pelo segundo ano consecutivo, a campanha “Grau na Segurança” durante a Semana Nacional do Trânsito, que acontece entre os dias 18 e 25 de setembro. Nesta edição, o tema da segurança viária aparece inserido em um contexto maior: dar fortalecimento, visibilidade e cuidado a esses profissionais. A entidade segue direcionando a iniciativa para chamar a atenção para a segurança dos motofretistas, motoboys e ciclistas entregadores autônomos e de aplicativos.

Para isso, a principal ativação da campanha será o evento “Pit Stop Grau na Segurança” no dia 24 de setembro, em um ponto na Avenida Paulista, todo dedicado a receber estes profissionais e proporcionar um momento de bem-estar e atenção às suas necessidades, como descanso, alimentação, checagem rápida de saúde, checklist de pequenos reparos nas motos e bicicletas, dentre outras ações gratuitas. Além da ativação presencial, a partir do dia 15 de setembro, a campanha estará ativa na página do instagram da FundaciónMapfre – (@fundacionmapfrebrasil) -, com publicações especiais para a”Grau na Segurança”.

“O ‘Pitstop Grau Na Segurança’ foi idealizado pela FundaciónMapfre visando trazer mais visibilidade aos entregadores, e também fortalecê-los quanto às suas demandas. Um evento aberto durante todo o dia para proporcionar bem-estar, compartilhamento de boas práticas e assistência para seus instrumentos de trabalho. A iniciativa, que ocorre durante a Semana Nacional do Trânsito, é parte das nossas ações que objetivam colaborar por um trânsito mais seguro”, afirma Fátima Lima, representante da fundação no Brasil.

Atenta às questões de mobilidade e segurança viária dessa categoria há alguns anos, a FundaciónMapfre organizou dois levantamentos com foco no setor, como a Pesquisa Segurança Viária e Ciclologística e o Relatório de Motociclistas na Cidade de São Paulo, ambas disponíveis no site da instituição. Os materiais trazem dados que ajudam a compreender as vulnerabilidades e a realidade desses profissionais nas grandes cidades brasileiras.Mais de 80% dos motociclistas não possuem nenhum seguro pessoal em caso de sinistro, aumentando a vulnerabilidade desses motoristas que, por vezes, passam mais de 5 horas em trânsito, segundo o Relatório Motociclistas na Cidade de São Paulo organizado pela FundaciónMapfre em 2019.

Em geral, as sedes e bases das empresas e coletivos para os quais prestam serviço são os únicos pontos de apoio para manutenção e armazenamento das bicicletas, alimentação, uso de banheiro, recarga de celular e interação social entre os funcionários – dado que chama a atenção para a necessidade de espaços para o descanso e cuidado destes profissionais. Quase todos os entrevistados, 99% dos motociclistas, já caíram de moto e todos apontam mudança de comportamento após presenciar ou se envolver em sinistros.