Temporada de chuvas: em quais casos o seguro cobre danos no automóvel?

O Brasil é um país que possui um clima muito instável; mesmo em dias de sol, é normal que no final da tarde tenha uma tempestade, principalmente no início do ano, quando a temporada de chuvas se intensifica, por causa do verão. Isso causa uma apreensão muito grande nos motoristas, que estão sujeitos a alagamentos, chuvas de granizo e até quedas de árvores. Ainda existe uma dúvida muito grande entre o que é coberto pelas seguradoras em casos de desastres naturais.

Quando uma pessoa faz uma apólice de seguro e não solicita nenhuma alteração, ela adquire o padrão de coberturas do seguro, que é a cobertura compreensiva. Essa cobertura abrange colisões, abalroamentos, roubos e eventos da natureza como enchentes e alagamentos, enxurradas, chuvas de granizo, quedas de árvores e muros e deslizamentos de terra, porém existem algumas exceções.

Uma das mais comuns, e que faz muitos veículos perderem a cobertura, é a insistência do motorista em passar por áreas alagadas. Quando o motorista insiste em passar por áreas já alagadas com o veículo, as seguradoras podem entender que o condutor criou o risco, e por isso, quaisquer danos provenientes dessa atitude são de responsabilidade dele.

Na maioria dos casos, as seguradoras vão investigar o sinistro, para comprovar se o dever de cobrir os danos é realmente dela. Essas análises são realizadas através de verificação de câmeras de segurança no local, ou até mesmo entrevista com moradores locais. Uma vez que seja comprovada a responsabilidade do condutor, que atravessou uma região que já estava alagada, a seguradora pode se recusar a cobrir os danos.

O seguro compreensivo também cobre os danos no veículo em casos de alagamentos em garagens de prédios e casas, porém essa cobertura se aplica apenas à submersão do carro em água doce, e não se estende em casos de alagamento por água salgada. Veja algumas dicas para evitar que o seu veículo sofra danos durante um alagamento:

  • Evite estacionar o veículo em ruas com subidas ou descidas muito íngremes e principalmente em regiões de baixadas;
  • Tenha ciência de locais que costumam sofrer com alagamentos nesta época do ano e evite transitar por esses locais;

  • Nunca enfrente uma enchente ou área alagada, pois essa atitude, além de danificar o veículo, pode colocar sua vida em risco;

  • Caso seja pego desprevenido por uma enchente, abandone o veículo, caso a água atinja a altura do batente, pois nesse nível o veículo começa a boiar e o condutor perde totalmente o controle do veículo;

  • Jamais se abrigue embaixo de árvores ou próximo a redes elétricas durante um alagamento.

Outro ponto que costuma gerar muitas dúvidas é a cobertura dos seguros para veículos alugados. É sempre importante ficar atento às condições do seguro contratado na locação de um veículo. Quem desembarca no aeroporto do estado de São Paulo, por exemplo, e vai realizar o aluguel de carro em Guarulhos, cidade onde se localiza o aeroporto, precisa se atentar ao clima do estado, que é mais chuvoso para se preparar para desviar de locais de enchentes ou se precaver com um seguro compatível com tempestades. A maioria das locadoras de veículos oferece opções de seguros abrangentes que cobrem desastres naturais. (Foto: Divulgação istock)