Governo de SP foi alertado de risco de desastre no litoral paulista 48 horas antes, diz Cemaden

O Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alerta para Desastres Naturais) afirma ter alertado o governo de São Paulo cerca de 48 horas antes sobre o alto risco de desastre no litoral paulista. Órgão federal diz que a ocorrência de chuvas fortes na região e o alto risco de desastres foi tema de uma reunião online com a Defesa Civil estadual na manhã de sexta-feira (17) desse mês.

A vila do Sahy, o ponto em que mais pessoas morreram, foi citada como uma área de alto risco para deslizamento. As informações são da Folhapress.

Segundo Osvaldo Moraes, presidente do Cemaden, o protocolo a ser seguido quando há riscos de desastres é acionar a Defesa Civil estadual para que possa acionar e organizar as ações com as Defesas Civis municipais.

Moraes diz que, ainda na quinta-feira (16), um boletim meteorológico já indicava as fortes chuvas na região. Esse boletim foi repassado para a Defesa Civil do Estado.

A Defesa Civil disse, em nota, que enviou 14 alertas de mensagem de texto (SMS) para mais de 34 mil celulares cadastrados na região do litoral norte. Conteúdos nas redes sociais com informações sobre o volume de chuvas estimados para o período também foram divulgados e divulgação de informações pela imprensa também fizeram parte do esforço de alertar a população.

Fonte: Valor Investe