Os riscos da profissão de corretor de imóveis e como os seguros podem ajudar

Atuar como corretor de imóveis tem seus riscos. É preciso que quem trabalhe na área esteja ciente dos contratempos que pode enfrentar, para poder se precaver de intempéries profissionais. Para poder trabalhar com a consciência tranquila, é possível fazer um seguro para que se proteja o patrimônio, ao passo que minimize quaisquer problemas que possa enfrentar com os clientes.

O corretor de imóvel tem diversas funções. Esse profissional intermedia a compra, venda, locação e permuta de imóveis, além de administrá-los e de prestar assessoria aos clientes. Também solicita documentações para transações imobiliárias, além de elaborar estratégias para a comercialização das mesmas.

Para atuar como corretor de imóveis, é preciso ter registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci). Esse órgão fiscaliza o trabalho desses profissionais. Há alguns cursos para quem quer ingressar na área, como o de técnico de transações imobiliárias, o técnico em gestão imobiliária e o bacharelado em ciências imobiliárias.

Mesmo capacitado, o corretor de imóveis pode cometer alguns erros como na emissão de laudo de vistoria que possam levar a prejuízos ao proprietário de imóveis ou ainda aceitar fiadores que não tenham bens. Também pode acontecer uma falha de comunicação com o inquilino ou falta de notificação de desocupação do inquilino. São alguns casos que podem afetar a vida do corretor de imóveis e ter alguns tipos de seguros que ajudam a amparar esse trabalhador.

O seguro fiança auxilia o intermediário para que não recaia sobre ele qualquer problema com o inquilino do imóvel. Isso é uma proteção extra para que a imobiliária ou o corretor de imóvel não tenha que lidar com a falta de pagamento do inquilino que afete o proprietário.

O Seguro de Responsabilidade Civil Profissional, por sua vez, ajuda a proteger o patrimônio de quem trabalha como corretor de imóveis. Caso haja alguma ação judicial, devido a uma falha na prestação de serviço que acabe causando danos a terceiros, esse seguro é o ideal. Ele inclui uma série de proteções para quem enfrenta ações na Justiça.

Já o Seguro de Renda por Incapacidade Temporária, especialmente desenhado para corretor de imóveis, protege em casos de afastamentos do trabalho, seja por motivo de doença ou acidente pessoal. Assim, o corretor de imóveis pode repousar e se recuperar para sua atividade, sem o peso de perder o rendimento enquanto estiver fora.

O mesmo acontece com o Seguro de Doenças Graves. Ele dá uma indenização para o corretor de imóveis que sofrer de doenças como o câncer ou um AVC. O seguro cobre as despesas com o tratamento e até repõe parte da renda que a pessoa deixa de ganhar por sua condição de saúde.

Há também os que procuram um Seguro de Vida especializado para corretores de imóveis. É uma garantia de que, caso aconteça algo com a pessoa, a família estará amparada. Em caso de eventualidades como morte acidental ou por outro motivo, o seguro oferece proteção para os próximos.

Trabalhar com a garantia de seguros ajuda o profissional e é um dos motivos que ajudam a melhorar sua captação de imóveis. É importante que o corretor de imóveis esteja protegido quanto a danos à sua reputação, bem como tenha reembolsos de gastos emergenciais. Erros de avaliação acontecem, e coberturas que se voltam a danos a terceiros podem colaborar para que o profissional possa ter um sono tranquilo.

O profissional que atua na área pode pesquisar os tipos de seguro que mais se adaptam às suas necessidades. Muitos dos seguros podem ser moldados de acordo com o que o cliente procura. É possível personalizá-los e cobrir o que é necessário para cada tipo de demanda dos corretores imobiliários. (Foto: iStock)