Quais bens o seguro residencial contra roubo deve cobrir?

Notícias sobre invasões e roubos em condomínios, casas e apartamentos sempre estão presentes nos principais veículos. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que um grande número de residências são cercados por grades ou com câmeras que fazem o monitoramento. Ao todo, 68% dos domicílios possuem algum tipo de sistema de segurança.

Isso acontece devido a alta criminalidade que o Brasil enfrenta nos últimos anos. Então muitas pessoas também optam por fazer uma apólice de seguro residencial, que pode aumentar a segurança. Só que mesmo assim dúvidas podem surgir sobre o que deve cobrir. Existem alguns bens; olha só!

Antes de dar continuidade, é preciso explicar que essa proteção ao imóvel é calculada com base no valor da estrutura física em si. Por exemplo, a apólice de casa de 3 andares, com mais de 150 metros quadrados, vai ser mais cara do que um apartamento de 85 metros quadrados. Mas, diferentemente das proteções de carros, que são de 5% a 10% do valor do carro, geralmente os seguros residenciais não ultrapassam o valor de 1% do imóvel.

Além disso, os bens também vão influenciar no preço, já que o segurado vai escolher o que pretende assegurar. É importante destacar também que seguros básicos cobrem acidentes, seja com relação a eventos naturais ou não. Queda de raios, explosões, queda de aeronaves, etc. Isso tudo pode ser incluso no momento do contrato, e a indenização vai depender do que está na apólice.

Já em relação ao roubo ou furto da residência, a cobertura vai ser feita no valor-limite, que é estipulado quando o serviço é contratado. Se o prejuízo foi de R$ 40 mil, mas a apólice indica cerca de R$ 25 mil, o segurado só pode receber até esse segundo valor.  E o que está protegido? Depende do que está incluso e dos danos gerados pelos ladrões, como portas e janelas arrombadas. Geralmente, nas proteções mais simples, não cobrem objetos históricos, de arte, joias ou similares.

Mas entende-se que, quando datas comemorativas, como o Dia dos Namorados, se aproximam, há a possibilidade de se ter um produto de alto valor na residência. Isso pode incluir relógios, tênis, perfumes importados, como One Million, etc. Então, é possível adicionar o seguro na hora da contratação. É bem possível que a seguradora só forneça proteção para esses itens dentro de um cofre. Pode ser de chave ou segredo. Se forem modelos que precisam embutir na parede, o peso mínimo exigido é de 100 quilos. (Foto: iStock)